quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Carta A Meu Futuro Filho


Eu espero que tenha conseguido colocar o nome que sempre sonhei em você, mas, caso isso não tenha acontecido, tomara que você perdoe o seu pai por não ter deixado eu te chamar como queria e ter escolhido um nome qualquer que, muito provavelmente, eu sei, você não vai gostar. Se você gostar, ao menos disfarça que é pra eu não me sentir muito mal por não ter te dado um nome que escolhi tão cedo, lá atrás, quando você nem sonhava em nascer e quando eu nem sonhava em conhecer seu pai. Como eu não sei como você chama, nem como você será, nem mesmo como será seu pai, vou falar do meu amor porque eu sei que, independente de qualquer coisa, irei te amar. Te guardo aqui no passado alguns conselhos valiosos pra você no futuro sempre se lembrar quando a coisa, o mundo, a vida, a dor, apertar.


O mundo é confuso e assustador. Todo mundo fala o tempo todo e provavelmente muitas pessoas vão te fazer mudar de opinião. Não dê muitos ouvidos, viu? Não digo aqui pra nunca escutar quem gosta realmente de você (e isso com certeza me inclui e inclui seu pai), mas siga sempre aquilo que você acredita. Você vai ter toda a liberdade pra isso. E, se seguir o que você quer, metade do caminho pra felicidade será garantido. Quero que saiba que o mundo também é uma bagunça de diferença. Entenda isso o mais cedo possível e então conseguirá lidar com elas da maneira mais tranquila que puder. Existem aqui fora ateus, agnósticos, evangélicos, católicos, espíritas e budistas, existem muitas outras religiões e elas poucos importam, cresça sabendo que o que importa é o que a gente traz no coração independente de todas as nossas escolhas. Por falar em coração, cuida bem dele, filho, cuida dele que ele é o bem mais precioso que vai oferecer a alguém. A gente oferece aquilo que carregamos dentro da gente; a gente aceita receber aquilo que temos pra oferecer.  O mundo é meio bagunçado mesmo, não vai ser uma ou duas vezes que você vai sentir saudade de um silêncio que você nem lembra, aquele que ainda tinha dentro da minha barriga. Você não vai poder voltar pra cá. Mas lembra-se que mandei cuidar do seu coração? Pois é. Você vai precisar achar esse silêncio, quando precisar, dentro de você.

Escuta: corte seus preconceitos. Sei que a gente sempre terá um pouco, mas não os alimente com a semente da ignorância. Mais importante do que a cor dos olhos, a cor da pele, ou o objeto do nosso amor é o que carregamos dentro da gente, o que refletimos com a nossa alma. O importante é ser feliz, sempre, por mais que você estranhe a escolha de caminho de cada um. Se preocupe menos com a vida dos outros e mais com a estrada que trilhar. O mundo seria bem melhor se todos soubessem isso.

As pessoas não são simples. Não eram na época que eu era nova, não creio que tenham melhorado muito desde então. A vida, no entanto, é de uma simplicidade pura. Aprenda que não importa o quanto você ganha por mês, qual sua profissão ou sua importância, se mora de frente para o mar ou numa casinha de sapê. O importante é sua paz de espírito, é se você consegue deitar a cabeça no travesseiro e dormir sem o peso de ter atrapalhado a vida de ninguém. A vida também nem sempre é justa. Mas isso não quer dizer que você pode sair culpando-a por todo seu fracasso. Procure o que quer e encontrará o que precisa. Desistir antes de tentar é a maneira mais covarde de encarar as dificuldades e, tenho certeza de que, filho de quem você é, jamais será covarde.

Estudar é chato. Eu sei. Pode apostar que sei disso mais até do que você pensa. Mas tenha paciência, você vai encontrar algo que te agrade ao menos o mínimo para pensar em trabalhar com isso –não pelo resto da vida, mas enquanto isso te fizer feliz. Pode ser qualquer escolha. Eu particularmente amo português e provavelmente vou querer te ensinar esse meu amor, mas você pode gostar de matemática também, tudo bem (mesmo que seja uma coisa bem chata). Leia. Leia muito. Encontre um gênero que goste e devore a literatura, conheça o mundo através das palavras, e sinta-se contagiado por isso. Quem não lê, vive apenas uma vida, quem lê, no entanto, pode viver muitas em uma só, já dizia algum escritor por aí... Não se feche só no que você gosta: há muitas possibilidades e abrir mão delas sem conhecer é a maneira mais imbecil de escolher seu caminho.

Seja responsável. As pessoas não tem que pagar por sua falta de compromisso, apesar da vida ser sua. Aprenda inglês. Aprenda espanhol. Aprenda alemão. Aprenda a tocar um instrumento, a escrever, algum esporte, a ficar em silêncio e a falar o que te incomoda. Aprenda sempre. Aprender é uma das coisas das quais a gente não pode se cansar nunca. Seja educado. Educação não é um favor que você oferece a ninguém, filho, é sua obrigação. Ninguém no mundo tem culpa dos seus problemas ou das suas dores. Sorria. Levante a cabeça. Vai pra luta mesmo ferido. Nem que isso te mate um pouquinho todos os dias. Melhor assim do que ser um morto-vivo perambulando sem alma por aí. Faça amigos. Muitos se você for um cara festeiro. Poucos se você quer alguém pra contar pela vida toda. Pode beber, fumar, sair pras festas, desde que com moderação. Lembra sobre ser responsável? Não se esqueça de sê-lo com você mesmo.  Se apaixone todos os dias, se não por alguém, pela vida e por você. A paixão é o que nos move. O que nos mantém vivo. Não deixe isso nunca morrer dentro de você.

Nunca desacredite no amor. Não sei se até você ler essa carta seu pai e eu estaremos juntos ainda, se vamos estar felizes. Não importa o que tenha acontecido com o casamento: o amor existe. O amor existirá sempre. Quero que saiba que mesmo que eu tenha te ensinado pelos contos de fadas que li pra você antes de dormir que todos são felizes para sempre, nem sempre isso acontece. Amor acaba sim. Amor se transforma sim. Amor é uma constante mudança o tempo todo e ter chegado ao fim não significa que ele nunca existiu. Tenho certeza de que se escolhi seu pai para ser seu pai foi porque vi neles qualidades que quis em você. Porque o amei em algum momento, ainda que não para sempre. Porque acreditei que ele seria uma boa figura em sua vida. Não o odeie. Não me odeie. Não nos odeie seja lá o que acontecer com a gente. Saiba que independente do que o casamento tenha se transformado, amaremos você em qualquer instância, em qualquer lugar, sob qualquer condição. Pode ter acabado entre ele e eu, mas nunca acabará entre nós três. E, por favor, se por um acaso seu pai e eu vivermos juntos até o fim de nossos dias, não suponha que fomos felizes para sempre. Felicidade eterna nunca existiu. Amor exige muito de cada um, exige dedicação, respeito, carinho, ouvidos, colos e vontade de fazer dar certo. Amor é ficar mesmo querendo ir. E dá trabalho. Mas vale a pena. Pode apostar que vale, mesmo com as feridas que ele sempre pode trazer. Toda cicatriz conta uma história. Toda história tem sua lição de moral, esteja atento e aprenda: tudo na vida vale a pena se você tirar algo de bom no final.

Saiba que te carreguei por muitos meses na minha barriga e vou te conhecer como ninguém. Estarei sempre aqui para o que você precisar. Pra te dar aquele colo, aquele cafuné, aquele carinho que só eu te oferecerei. Há outros braços por aí e você pode conhecê-los, mas quando algo apertar, meu coração será sempre seu lar.

Se achar alguém que te traga paz e bagunça, que te ensine e que te deixe ensinar, que te faça bem e te faça querer nunca ficar parado, alguém que te olha como eu um dia olhei pro seu pai, que você olhe como um dia seu pai olhou pra mim, que te cause coisas boas dentro de você: não solte. Não abra mão. Essas coisas acontecem pouquíssimas vezes na vida. Fechar a porta na cara da felicidade é sempre a maneira mais curta pra ser um ranzinza que ninguém suporta. 

Respeite as pessoas. Falo das pessoas e não só do gênero mulher, somos humanos e merecemos ser respeitados, por pior que alguns possam ser. O respeito é via de mão dupla, filho, e sem ele não há amor que sobreviva. Respeite e será respeitado (se não o for, me chama, eu dou um jeito nisso rapidinho!)

Seja você mesmo. Sempre. Mas não ache que tudo o que digam são bobagens: não ouvir os outros é a maneira mais imbecil de nos cegar para nossos defeitos. Não seja precipitado: pensar faz bem pra todos a sua volta e te previne de arrependimentos desnecessários. E chore; chore se tiver vontade ainda que alguém tenha ensinado que homens não choram. Homens choram sim, são humanos e podem ter fraquezas. Mas não fique refém das lágrimas. Pra cada uma que deixar escorrer, corra atrás de algo que te faça sorrir. Nunca desista de achar alguma coisa que te faça sorrir.

Não tentar não vai te fazer chegar aonde quer chegar. Não se jogar não vai te impedir de se machucar. Decida-se se vale a pena. E então arrisque. A vida é um risco, meu amor, e quem não arrisca da vida se risca. Por favor, marque a vida das pessoas. Uma das coisas mais tristes é apenas passar pelo mundo sem deixar uma marca sua em pelo menos uma pessoa.

Ah! Não se deixe enganar pelas bandeiras coloridas de times a sua volta, sei que todos vão tentar te convencer do contrário, mas soberano mesmo só existe um e tenho certeza de que será são-paulino como eu, aposto que nasceu com um ótimo bom gosto e não dê ouvidos a seu pai: ele não sabe o que diz sobre esse esporte, muito provavelmente.

Seja um cara legal. Companheiro. Amigo. E todas as pessoas vão querer ficar perto de você. Saiba que toda escolha traz uma consequência, e você pode escolhê-las sempre desde que esteja pronto para encarar o que vier. Deixe a barba crescer (homem de barba é tão mais charmoso, você não tem ideia).. Vou te amar independente de qualquer coisa, mas isso não quer dizer que eu não vá te xingar, colocar de castigo, bancar a louca e te pôr limites. É tudo amor, é tudo vontade de que você seja sempre melhor do que você acha que pode ser.

E tenho plena certeza: você será.

Fora tudo isso, saiba que eu te amo. E que vou te dar sempre o melhor que eu puder te dar, sem medir esforços ou limites pra que você seja feliz. Saiba que não importa o que ache lá fora, aqui dentro você sempre será meu amor e ninguém no mundo te amará e te entenderá e te apoiará e te quer feliz mais do que eu. E, lembre-se sempre que o mundo às vezes parece um terrível lugar pra se morar, mas é como a letra daquela música do cantor que provavelmente você vai crescer escutando, apesar de tudo meu filho: o mundo é bão, Sebastião (ainda que você não vá se chamar Sebastião).

E não se engane por essa declaração mesmo sem nos conhecermos: eu te amo mais que tudo, antes mesmo de você sonhar em nascer.


6 comentários:

  1. Voce me surpreende a cada publicação. Não tenho o dom de passar pro papel o que estou sentindo e acho que nem você. Você tem o dom de nos fazer sentir o que sua alma grita. E isso é incrivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Você tem o dom de nos fazer sentir o que sua alma grita."
      morrendo em 3,2 .... ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
      obrigaada <333

      Excluir
  2. Perfeitoooo!!! :)
    É lindooo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Talentosa ! Um texto mais lindo que o outro, me surpreendo a cada novo texto. Tenho meus favoritos, e esse sem sombra de dúvidas entrou pra minha lista de melhores.
    Te desejo todo sucesso do mundo, e que seu talento seja reconhecido por todos. Beijos!

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe