A Autora





Eu odeio falar em primeira pessoa. Acho que é por isso que estou sempre me camuflando em personagens e histórias que nem sempre me pertencem. Por que eu escrevo? Para desaparecer. Para fazer desaparecer o que sinto. Acredito que, como Caio F. disse uma vez, é necessário dar forma a nossa dor para depois descobrir se joga fora, se vira uma flor ou se engole novamente. 

Escrever nunca foi para mim um hobby. Nunca foi um trauma por um romance não realizado. Nunca foi nada além de necessidade: sem as palavras, eu não existo. E, se escrevo, desapareço em tantas histórias que às vezes nem consigo me reconhecer.

Não espere me encontrar, não espere me definir nas palavras e nos textos e nas histórias que pode ver por aqui. Eu não estou nos amontoados de letras juntas. Eu estou nas pausas, nas vírgulas, nos pontos finais e, principalmente, no que não foi dito. Eu sou quase sempre o que fica ali, metaforizado, escondido, sublimado, dando a entender alguma coisa que nem eu mesma sei se sou aquilo.

Eu estou nas elipses, nos eufemismos, nas hipérboles e metáforas. Sou figura de linguagem transformando em rima a dor que era sua, e que peguei emprestado. Quero que você perceba que não está sozinha, que outras pessoas estão na mesma e que eu estou aqui – com um copo de café e um abraço, se você quiser – Mas não sou você. E, não se engane, também não sou sua dor.

Fernando Pessoa escreveu que o poeta é um fingidor. E aqui estou concordando com isso. Finjo uma dor que nem sempre sinto. Ou, ás vezes, finjo que não sinto para ser mais suportável seguir em frente.

Seja como for, eu sou uma dessas pessoas que sempre acredita: na vida, nas pessoas, no mundo, no coração. Se não fosse isso, eu nunca conseguiria contar histórias. E, quando perco a fé – na vida, em alguém, em mim mesma, no amor e no mundo, eventualmente – eu sento, tomo um café e faço um texto (ou dois, ou três). Até que consiga sublimar toda minha catarse num conto que possa repousar em outro lugar, bem longe de mim. Ou, em outras palavras, bem aqui.


Fernanda Campos
nanzcampos@gmail.com
nanzcampos - para qualquer rede social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe