terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sonhos, filmes e formigas.


Eu amo animações. Não sou o tipo de pessoa que tem muita paciência para assistir filmes, geralmente eu acabo pausando depois de uns trinta minutos e começo a assistir um episódio novo de alguma série, mas os desenhos eu sempre assisto até o fim, sem enjoar. Um dia desses resolvi assistir um filme à tarde, na tentativa de esquecer um pouco o fim de período estressante pelo qual estou passando e acabei escolhendo Vida de Inseto, aquele em que uma formiguinha chamada Flik viaja em busca de insetos que possam defender o formigueiro onde ele vive com os amigos. A história não era nova para mim, mas esse é um daqueles filmes que nunca me canso de assistir.

Logo no início uma cena me chamou atenção. As formigas estão andando em fila, carregando seus alimentos, até que uma folha cai bem na frente de uma delas e então o caos se instaura ali. Elas têm medo de se perderem do seu caminho definitivamente, mas logo elas recebem ajuda e conseguem contornar aquele obstáculo, porque afinal, o filme tem que continuar não é mesmo. Até agora esse está parecendo só um texto meio sentido sobre filmes e formigas, mas deixa eu te fazer uma pergunta antes de você desistir desse post e passar para o próximo. Já reparou que várias vezes, nos mais diversos campos da vida, nós agimos da mesma forma que essas formigas?

A maioria de nós, seres humanos, é movida por objetivos. Isso não é ruim, até acredito que as pessoas devem ter algo pelo que lutar se não tudo perde o sentido, mas não dá pra querer transformar sua vida em um plano que você deve seguir à risca se quiser cumprir suas metas. Viver é acordar todas as manhãs sabendo que uma série de eventos completamente inesperados pode acontecer. E perdoem o clichê, mas a verdade é que a vida realmente é uma caixinha de surpresas, e nos enganamos sempre que tentamos nos convencer de que podemos controlar tudo que está ao nosso redor.

Ok, entendi, mas o que isso tem a ver com as formigas?

Nós temos o costume se sempre manter um sonho em primeiro plano. Aquele desejo que só você sabe que quer mais do que qualquer outra coisa no mundo. Focamos o olhar no nosso objetivo e seguimos firmes, sem nem olhar para os lados. E aí está o problema, porque se surge qualquer obstáculo no nosso caminho, nós já nos desesperamos (como aconteceu com as formigas e a fila) e acreditamos que tudo está perdido, quando na verdade não está. Às vezes nós ficamos tão imersos em um único caminho que até nos esquecemos de que existem outras opções e assim fazemos um pequeno empecilho parecer um problema muito maior do que realmente é.

Não estou dizendo que você deve desistir dos seus sonhos. Acredito que por mais difícil que algo pareça ser nunca é impossível. Mas precisamos aceitar que algumas coisas exigem de nós um pouco mais de esforço do que outras. E precisamos aceitar também que ninguém consegue planejar a vida toda, nos mínimos detalhes, porque muitas coisas independem das nossas vontades e ações. Lute pelos seus sonhos com todas as forças que tiver, mas esteja preparado para lidar com os obstáculos que com certeza irão surgir no seu caminho. E esteja preparado também para buscar novos sonhos se for preciso. Porque para cada objetivo pelo qual vale a pena lutar, existem muitos outros pelos quais vale a pena desistir. E pode ficar tranquilo porque felizmente, ao contrário do Flik, nós temos muito mais que uma hora e meia para encontrar o nosso final feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe