quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sobre Pessoas Que Se Vão


-Tu vai seguir reto e virar à esquerda. É bem por ali. Não vai nem olhar para trás porque vai ter certeza da sua decisão. Mas a vida é incerta, meu bem, e vai se descobrir numa rua sem saída. Vai voltar.

-Pros seus braços?

-Não. Não ainda. Vai tomar outro rumo e seguir algumas placas. O vento vai te levar para qualquer direção porque você já não sabe onde quer ir. Lá na frente, você vai passar por um semáforo. Vai virar a direita, dessa vez, e depois seguir reto. Você não gosta de ir para a direita ou esquerda e, por isso, quase sempre, vai reto. No encontro de duas avenidas, ali bem na esquina, debaixo de um prédio branco desgastado com o tempo, eu vou estar parado vendo você voltar.

-Como pode ter tanta certeza?


-Eu não tenho e é por isso que sei que vai acontecer. As pessoas sempre se vão. Mas na maior parte das vezes, elas voltam. Mais lindas e mais maduras, já dizia um contista por aí. Voltam para ver se fizeram a melhor escolha, se tomou a melhor direção. Nem que seja inconsciente. É o que acontece sempre.

-Vai estar me esperando?

-Vá saber, já que a vida é incerta. Já não seremos mais os mesmos nem seremos tão jovens. Ainda agora, você já não é aquela dona dos olhos que me encantaram nem eu sou aquele cara apaixonado. Esse rio que nos corta já não é mais o mesmo. O tempo é cruel e mesquinho. E a gente é tão egoísta... Não posso prever que estarei te esperando, mas estarei lá.

-E por que estará lá se não para me esperar?

-Vai saber os rumos que os caminhos que a vida toma. Eu também não sei que direção tomar. Posso estar lá apenas de passagem, destino brincalhão que nos comanda, ou ir ali todos os dias para ver se te vejo voltar. Não dá para definir hoje e pode ser que nem lá na frente saberemos de verdade.

-E o que vai acontecer quando eu cruzar essa tal esquina lá na frente com prédio desgastado e branco e te ver?

-Quem disse que me verá? Quem disse que realmente nos encontraremos? Eu apenas falei que estarei ali e você passará. A gente pode só se esbarrar, ombro a ombro, e nos perder na correria do caos. Eu posso te perguntar as horas e você responder. Vai ser uma hora qualquer porque o tempo não se marca em relógio. A gente pode se olhar e não nos reconhecer. Você pode me ver e mudar de calçada. Ou ficar e conferir o que deixou para trás e no que eu transformei. Eu já posso até ter algum ou ser um solteiro convicto. Ninguém pode prever. Vai depender dos meus olhos e do seu sorriso. Do que eu vivi e vi e do que você ainda vai achar graça e do que ainda ri.

-Qual a finalidade de voltar se você não me abraçar?


-Nenhuma. É que a vida tem dessas coisas e não cansa de nos testar. É só mais um caminho. Você está indo embora, mas vai voltar. As pessoas sempre voltam. E você não pode ser diferente. É nessa esquina de prédio desgastado e branco onde nossos caminhos voltarão a cruzar, que tudo vai se resolver. Mas não há previsão até aqui. Vai embora que já deu seu tempo. Lá na frente a gente se vê. Pega tua direção, siga em frente, não olhe para trás, vá viver. Se for a sua melhor escolha, bem, eu não sei, sinto muito, só o tempo conseguirá nos responder.

3 comentários:

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe