sexta-feira, 2 de agosto de 2013

FAQ - Para Escritores: Como Publicar Seu Livro

Tenho recebido várias perguntas, tanto por e-mail quanto por twitter e ask, de leitoras-escritoras interessadas em saber como lancei meu livro. Respondi a elas e algumas até já fecharam contrato com a Editora Multifoco (responsável pela edição do meu livro), outras parecem estar bastante interessadas. Por causa do crescente interesse, resolvi fazer um FAQ sobre as perguntas mais frequentes sobre meu livro.






1- Como começou o processo de desenvolvimento do seu livro?

Comecei a escrever os contos com interesse de mandar para um concurso de uma editora para escritores que ainda não tinham lançado livros. No meio do desenvolvimento, fiquei sabendo por intermédio de um colega meu que havia lançado livro, sobre o trabalho da Editora Multifoco. Resolvi mandar, depois de uma amiga insistir muito, apesar de não colocar muita fé. Meu projeto foi aceito.

2- Você pagou alguma coisa para lançar o livro?

Não. A Editora Multifoco tem uma parceria muito legal com escritores novos que querem entrar no mercado, mas que, como eu (e acredito que muitos de nós), não temos o dinheiro que normalmente eles pedem (que varia de editora para editora).  A única coisa que a editora pede, no caso, é o lançamento que fica por nossa conta própria (o local, o que será servido, e coisas assim). Do resto, não saiu do meu bolso nem um centavo.



3- A diagramação é boa?

Essa é uma das principais perguntas que sempre fazem. Eu, particularmente, gosto demais do trabalho da Editora, da capa até a diagramação interna dos livros. E eu confesso: sou uma chata de marca maior quando o assunto é capa de livro. Fica a seu cargo quem irá revisar, você pode pagar ou até pedir para alguém da editora fazer isso (caso você tenha dinheiro). No meu caso, eu mesmo revisei. Por conta disso, passou muitos erros batidos já que eu havia escrito e revisado (o que me incomoda um pouco, mas a culpa foi minha). O trabalho da editora beira ao impecável.

4- Quanto tempo demorou para o livro ficar pronto?

Seis meses, em média. Mandei os livros no final de março, ele foi aceito no meio de abril e em julho ele já estava pronto. Demorou mais foi pra que eu achasse um lugar para o lançamento, que foi só em outubro.

5- A Editora é aberta a sugestões?

Sim. Conheço escritores que lançaram por lá que deram dicas e até indicaram os ilustradores para a capa. Apesar de especificar logo nos primeiros e-mails que essa parte era responsabilidade deles, você pode perguntar e sugerir o que você quiser, eles vão julgar se é uma ideia boa, necessário, para então te dar a resposta. Mas eles tem um diálogo bastante legal com os escritores (que eu acho que tem que acontecer mesmo).

6- Qual foi a tiragem inicial do livro?

Os livros são feitos por demanda (ou seja, eles são editados de acordo com os pedidos feitos pelo site de compra da editora). Minha tiragem oficial foi de 30 livros, editados para o lançamento.

7- Qual as vantagens e desvantagens de lançar na Multifoco?

A maior vantagem da Editora é justamente não precisar entrar com dinheiro algum, no meu ponto de vista. Uma porta que se abre para escritores novos. A gente sabe como é difícil achar espaço no mercado. Os pontos contras, no meu ponto de vista, é o preço do livro que não é tão barato. E o fato de que é vendido pelo site da editora (embora isso possa ser negociado, se você tiver fôlego para correr atrás de livrarias para aceitarem que seu livro pare ali).

8- Quanto se ganha com as vendas?

Pouco. Chega a ser 5% que são reservados ao direito autoral. Mas isso não varia muito para escritores que estão começando, eu creio.

9- Como funciona a divulgação?

Por sua conta. A editora disponibiliza os banners, mas divulgar o livro (assim como o lançamento) é por conta do autor. Vale internet, jornal, telefonar para as amigas, convocar a família, o papagaio, o papa para que seu livro chegue até onde você quer que chegue. Vale até a fofoca! Não tenha medo de divulgar, é sempre a alma do negócio. Mas, preste atenção, para não ser insistente e acabar errando a mão e ser taxada como a chata...

10- Quais as suas sugestões e dicas para quem tiver interesse em lançar um livro?

A primeira sugestão que eu dou é: pesquise outras editoras também. Não vá na primeira sem ver se outras editoras podem te dar vantagens maiores. Por exemplo, se você pode pagar pela primeira tiragem do seu livro, pague. Outra coisa que eu sempre digo é, leia direitinho o contrato que irá assinar. Lá vai estar especificado o quanto você vai ganhar, o que você pode fazer com o conteúdo do livro e tudo o que você tem realmente que saber da parte burocrática. Assim, você não vai correr riscos de quebrar o contrato e levar uma multa porque simplesmente ficou com preguiça de ler, né? E terceira, não desista no primeiro não. Nem mesmo se no primeiro livro for vendido poucos. Não desista nunca, independente do que você escutar, se isso for o seu sonho. Eu sempre falo que mais importante que a chegada é o caminho que você vai trilhar. Mais importante de quantos livros você vender é o conteúdo do seu livro (sim, nem todo best-seller é realmente sensacional, não é mesmo?). Escreva com calma, com sentimento e ame o que você faz. O sucesso só vem para quem tem dedicação e para quem resiste nas barreiras que a vida sempre vai colocar,


Bem, é isso. Essas são as perguntas que mais recebo. Se você tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários ou mandar um e-mail para mim, que responderei sem problemas, caso eu souber. No mais, se te despertou o interesse, passe lá no site da Editora Multifoco e fique por dentro de como acontece essa parceria.


E, se ficou com vontade de ler meu livro (porque não custa uma dvulgaçãozinha a mais, né?) é só clicar aqui.




Fotos do Lançamento do Livro Uma Dose de Café

7 comentários:

  1. Muito bacana você ter postado um pouquinho de como foi o processo e algumas dicas! :)
    Como já disse várias vezes, muito sucesso com o seu livro!

    Beijos,
    miragem-real.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu queria muito ser escritora.
    eu costuma escrever. mas em determinado momento minha inspiração acabou! :(

    sucesso fofa
    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  3. Que bacana da sua parte Nanda, legal você ajudar as leitoras-escritoras, creio que ajudou bastante. Mesmo não sendo do meu interesse esse post, li mesmo assim, bacana, até porque conta um pouquinho da sua história, não é mesmo? :) 1bj ;*

    ResponderExcluir
  4. e pelo site da editora foi vendido algum livro seu?
    e como eles te pagou? pela sua conta bancaria?

    ResponderExcluir
  5. Oi sou escritora tbm.
    Vou lançar meu primeiro livro pela multifoco e estou com dificuldade de encontrar um lugar para o lançamento.
    Vc tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  6. Oi sou escritora tbm.
    Vou lançar meu primeiro livro pela multifoco e estou com dificuldade de encontrar um lugar para o lançamento.
    Vc tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  7. Oi sou escritora tbm.
    Vou lançar meu primeiro livro pela multifoco e estou com dificuldade de encontrar um lugar para o lançamento.
    Vc tem alguma dica?

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe