sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

#PONTODEVISTA : O Que Você Tem A Dizer Sobre Traição?



Ponto de vista, disse uma professora minha certa vez, é a vista de um ponto. E eu concordo. Concordo tanto que tô começando uma tag nova, onde convido diferentes pessoas pra tratarem do mesmo assunto, quase sempre polêmico, e expressarem sua opinião. Onde vocês podem vir aqui e concordarem, discordarem, questionarem o ponto de vista, mas nunca atacarem. É como a primeira frase ali em cima: tudo depende de como você tá olhando a questão tratada, não é? Portanto, discordar é bom, faz crescer, mas respeito é sempre o começo de tudo pra conquistar a sabedoria.

O tema escolhido pra esse mês foi a terrível (e temível) traição. Pode pegar a pipoca, se sentar direito na poltrona para ler as opiniões dadas. Mas antes disso, vamos conhecer as participantes dessa vez?




 Jéssica Zambello (mas prefiro apelidos), geminiana (isso já diz muito sobre mim) apaixonada por MPB, algo de rock e músicas que falem sobre amor. Na verdade sou apaixonada por tudo que se relacione ao amor. Dizem por aí que eu acredito demais nas coisas e nas pessoas e que vivo um mundo cor-de-rosa que não existe. Sim, sou idealista e romântica ao extremo. Amo a vida, amor viver e amo amar. Não tenho medo de sentir (nunca tive), e sonho muito mais do que o normal. Talvez meu único fanatismo seja pelo meu Corinthians.

Larissa Vieira, cheia de apelidos que prefere mil vezes ao próprio nome. Tem 18 anos mas olhando você daria 12, normal. Faz engenharia civil, mas ama ler e escrever, vai entender. Tem como religião a fé que deposita nos seus deuses: tempo e destino. Mente aberta, coração tranquilo é o que ela acredita ser o segredo para viver bem. Tá ai uma descrição boa, ela só quer viver bem.
Melissa Gurgel, 18 anos, aventureira que diz que ainda vai conhecer cada cantinho da noite paulistana, haja fôlego. Amiga por vocação, desapegada por natureza, feliz porque escolheu assim. Te desafio a ficar ao seu lado por mais de cinco minutos sem rir ou sair de uma conversa com ela sem se sentir melhor. É assim, nasceu assim e sua opinião pra ela é o que menos importa.



Thalita Souza, mas pode me chamar de Thali. Tenho 16 anos, curso o segundo ano do Ensino Médio e sonho em cursar Direito. Amo escrever sobre as coisas, sensações e pessoas. Sou uma eterna amante do universo e acredito até em estrelas cadentes. Viciada em café, música, barulho de chuva, abraços apertados e beijos lentos. Intensa, romântica, sonhadora, toda caras e bocas e sorrisos e sinais, essa sou eu.





Conhecidas as participantes, vamos ver as opiniões, ne?!




Pra você o que é traição? (ou seja, o que exatamente te faz pensar que o cara te traiu realmente, e não só teve uma intenção passageira)



Traição é a quebra de confiança e confiança é a base pra qualquer relação. Desejar alguém fisicamente não é traição, estar apaixonado (a) por duas pessoas mas escolher uma, também não é; a escolha foi feita. Traição é abusar da confiança que alguém deposita em você sem ser merecedor dela. É falta de lealdade e cumplicidade.


Traição para mim vai além da carne, do contato físico. É uma quebra de contrato pré estabelecido em qualquer relação, claro que não é um contrato assinado por ambas as partes com firma reconhecida em cartório, é algo selado no dia a dia, em uma conversa qualquer, em um olhar. Se ficou claro que serei fiel e que vou esperar o mesmo, que segredos compartilhados serão segredos mortos, tudo isso é um contrato pré estabelecido e a partir do momento que um dos dois saiu das regras, isso é uma traição. Traição a confiança antes depositada.

Traição é a quebra de pacto que se faz quando entrega seu amor para outra pessoa que não é a mesma que você está num relacionamento, e ainda sim continua nesse relacionamento por algum tipo de obrigação, porem não quer dizer que transar com outra pessoa, ou beijar não seja traição, só que pra mim entregar o amor para outra pessoa é mais imperdoável que simplesmente uma ereção passageira.



Pra mim traição é quando consuma o ato ou dá a entender que vai consumar. Vai lá e se envolve com outra pessoa ou quando alimenta uma relação “sentimental” com outra pessoa e não tem coragem de confessar pro parceiro(a) que não quer mais.






Manter alguém na friendzone ou steps, é traição? Até que ponto ter interesse por outra pessoa mesmo namorando pode ser considerado uma traição?



Desde que se jogue limpo e se diga "você é meu amigo, não teremos nada" e continuar a amizade com a pessoa, não é traição. Manter na friendzone com indícios de que pode ser que se dê uma chance, não é traição é falta de bom senso, é falha no caráter. Ter interesse e não se envolver é comum; ter interesse e manter um contato com essa pessoa, com a intenção de levar esse contato adiante é traição.

Até o ponto em que esse interesse começa a interferir na relação, dando-se mais atenção ou até mesmo esperança ao “step”. Manter um step em si já é ridículo, porque se você se propôs a estar com alguém, esteja por inteiro, agora se há uma terceira pessoa na jogada é porque você não leva seu relacionamento a sério e não deveria assumir um compromisso então.




não acho que seja traição, mas não acho uma coisa certa, porque se já está procurando um step é porque já não está mais acreditando no atual relacionamento e já está querendo alguém para ficar, caso acabe.

Manter na friendzone ou manter steps é traição a partir do momento em que a pessoa deixa as claras que tem segundas intenções. É quase que um atestado de que o relacionamento é uma merda, me desculpem. Quando você mantém um step e dá esperança pra essa terceira pessoa você está traindo a confiança da pessoa que tá com você e também desrrespeitando-a



O que faz alguém trair? (por quê?)




Difícil saber. Talvez algumas pessoas traiam pelo "escondido é melhor". Alguns devem trair para se sentirem poderosos. Outros pelo prazer de correr riscos. Talvez para sair da rotina. Quem sabe por estar cansado daquilo e querer encontrar uma válvula de escape. Procurar fora aquilo que não possui no relacionamento.




A oportunidade, a falta de compromisso e o egoísmo. A partir do momento que a pessoa só pensa nela dentro de uma relação, a traição não estará longe de acontecer.







Insatisfação com o relacionamento, alguma briga e com a raiva vai e traí, desgaste ou o termino do tal do amor.





Traição pode ser motivada por diversos motivos. Desde uma vontade momentânea até uma carência de algo. Seja lá por querer um sexo melhor ou até mesmo mais atenção. Nem sempre a traição é algo carnal, pode ser pra preencher um buraco que o relacionamento não preenche. E claro, tem as pessoas que traem porque querem experimentar uma frutinha diferente, por pura cachorrada.




Quem trai uma vez vai trair sempre? Ou vocês acreditam que não?


Depende. Quem trai uma vez, isoladamente, pode ter sido um deslize, uma fraqueza, um ato impensado; isso não significa que trairá de novo. Uma saída, uma transa, um beijo...

Quem trai uma vez não necessariamente trairá de novo. Quem trai duas, trairá sempre.


Quem sou eu para dizer? Eu acho que isso não está escrito em nenhum lugar, não tem formula, não tem receita. Sabe aquele “vai de pessoa pra pessoa”? Então, essa frase cai perfeitamente agora. Eu não sei no que acredito quanto a isso, eu acho que a chance de quem traiu uma, trair duas é maior, mas aposto que antes da pessoa trair a primeira vez ela jurava de pé junto que nunca o faria, então, realmente não tem como prever, saber, se prevenir.



depende que que tipo de traição, creio que só por "Ereção" sim, quem trai uma vez pode trair sempre, mas vai de cada um, não conheço um ser que tenha traído dessa forma tenha parado, mas vai de cada um. já quando trai por sentimento não acredito que vá acontecer sempre, afinal estamos falando de paixão, e se apaixonar não é fácil assim


Olha, isso é MUITO relativo. É péssimo generalizar, mas acredito que quem trai uma vez tem altas chances de trair de novo, mas isso não é uma regra. Pessoas podem se arrepender, mudar, etc. Porém, quem trai duas vezes... Provavelmente irá trair três, quatro, cinco...



Se um cara sabe que a menina dá em cima dele e não conta para a namorada, mas continua o assunto, é uma traição?


Depende de como ele leva esse assunto. Se estiver apenas sendo educado e conversando numa boa, como colegas ou amigos, não acho que seja traição. Se ele já leva a conversa para um lado mais sexual, se demonstra interesse na garota também, aí já acho que é traição. Tudo depende do tipo da conversa que ele está tendo.




Esse assunto volta na questão da friendzone não é mesmo? Se ele sabe da intenção da garota e não corresponde, apenas conversa com ela por ela ser legal, não vejo razões para ele contar. E se ele se interessa ai que ele não vai contar mesmo. Eu acho desgastante e desnecessário sair dando satisfação de cada respiração que você dá sem a pessoa ao seu lado, com amizades não seria diferente. Ele contar a namorada sobre o suposto interesse da outra dará uma importância inexistente ao fato, ele basicamente vai arrumar sarna pra se coçar, porque agora sim a namorada vai ficar totalmente pé atrás com a menina.

(ps: e vamos e convenhamos que o namorado(a) não precisa avisar que tem alguém rondando terreno não é mesmo? A gente sempre saca.)




não é uma traição, mas pode gerar uma, porque nessa conversa ele pode começar a criar um interesse por ela e assim gerar uma traição.










Depende de como ele continua esse assunto. Se continua alimentando uma esperança de que vai rolar algo e não conta pra namorada, é meio evidente de que tá planejando a pulada de cerca. Traição sim.



Perdoaria uma traição? Aceitaria de volta?





Perdoaria com certeza. Aceitaria de volta se fosse um ato isolado e a pessoa demonstrasse real arrependimento. Errar uma vez é um erro, errar da mesma maneira pela segunda vez não é erro, é escolha






"Da primeira vez que me enganares, a culpa será tua; já da segunda vez a culpa será minha."

Basicamente isso, se você errou uma vez e te dei uma chance, faça bom proveito dela, pois a segunda não acontecerá. Ser corna uma vez a gente até lustra o chifre, duas você arranca o mal pela raiz. Minha cara não é Sapucaí pra neguinho ficar sambando em cima. A primeira a gente faz o sermão da montanha, coloca o tal do amor em jogo, põe na balança, faz prometer de dedinho que não vai acontecer mais e volta. A segunda, meu amor, porta da rua é serventia da casa, valeu pela visita, estou trancando a fechadura, tchau! Sem palhaçada, sem discussão, sem pedido de desculpa. A primeira vez aconteceu, um deslize, vamos tentar reparar. A segunda é falta de vergonha na cara, descaso, virou costume, então aqui não mais.





perdoaria , mas não sei se aceitaria de volta, isso falando de trair só por uma "Ereção", iria depender muito do que eu sentiria pela pessoa, e a traição por sentimento eu não perdoaria e obviamente não aceitaria de volta, me sentiria uma completa inútil, por isso não perdoaria de imediato.





Perdoaria sim uma traição, mas não sei se aceitaria de volta. Nunca traí e nem fui traída, então não sei como agiria diante da situação. Muito relativo





E aí? O que vocês acharam? Vocês perdoariam uma traição e aceitariam de volta? Difícil ne? Depende muito do nosso ponto de vista, dos nossos sentimentos, do que sofremos e do quanto amamos a pessoa pra tanto perdoar quanto condenar... Eu não sei se daria conta não de aceitar. Mas nunca escondi de ninguém o quão orgulhosa eu sou!

Deixe seu comentário sobre o assunto ali embaixo, aproveita e indica um tema de comportamento, desde namoro, primeira vez, até coisas mais sérias como aborto. Vamos tratar de tudo um pouquinho! Até mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe