sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Carta A Minha Futura Filha




Oi, filha

Meses atrás eu fiz uma carta para o seu irmão, com todos os conselhos que eu, em minha ingenuidade protetora, acho que ele deveria saber desde sempre. Não quero que você me acuse de injustiça por não ter feito para você, nem pense que eu o amo mais do que a você, então, aqui vai os meus conselhos para que você guarde no peito e na alma, leve pra cada canto que você for mesmo quando eu não mais puder te acompanhar.

Ser mulher é mais do que saber passar maquiagem, ter um cabelo bonito, usar roupas elegantes e se comportar. Na verdade, ser mulher não tem nada a ver com isso. Rompa com esses conceitos que a sociedade nos impregna e procure a sua essência antes de decidir que tipo de mulher você vai ser. Não quero criar uma bonequinha de estante, feita apenas para enfeitar um cômodo da casa. Saiba se impor, levantar a voz, dizer com doçura o que quer e lutar por tudo o que sonhar. Tenha força de levantar todas às vezes que cair. Mas se permita chorar de vez em quando. Guarde isso com você: chorar faz bem, desobstrui nosso coração de sentimentos que não vale à pena. Entenda: só porque a sociedade em que você vive é machista, você não precisa ser. Mulher não tem que se dar ao respeito porque ninguém deveria ter que se dar ao respeito, o respeito deveria existir independente do gênero. Por isso, não se preocupe em se comportar sempre do jeitinho que os outros querem. Ao invés disso, cuida do seu coração e se comporte do jeitinho que te faça feliz. Independente do que pensem, digam ou falem de você.

Entenda de uma vez por todas: você pode dizer o que pensa, ser sincera é uma das coisas mais importantes de alguém, mas seja doce também. Ao invés de não fazer aos outros o que não deseja que façam com você, aja ao contrário. Faça com os outros o que quer que façam com você. Se eles não fizerem, paciência. Não odeie quem te fez mal nem perca tempo desejando coisas ruins: a vida cuida disso mais rápido do que você pensa. Não se permita criar espinhos e doenças em você só por um sentimento que não vale a pena. Limpe seu coração, cuida do seu lar, mantenha o brilho no rosto e não deixe que ninguém diminua seu sorriso ou estraga seu dia. É o que você trás dentro de você que vai oferecer ao outro. É o que você tem dentro de você que você vai aceitar receber do outro. Lembre-se sempre disso.

Não se sinta pressionada para ser o que os outros querem pra você. Estou batendo nessa tecla mesmo, porque o que os outros querem é o que você vai mais ouvir, desde o momento que entrar nesse mundo confuso e assustador. Os outros não sabem da sua vida. E esses outros, filha, possivelmente inclui seu pai e eu também. A gente vai querer sempre o melhor pra você, mas só você pode saber o que é que realmente te faz bem. Por falar no seu pai, ele só tem pose de durão. Quando as coisas apertarem, ele ficar muito bravo com você, você passar dos limites e conseguir tira-lo do sério, dê seu sorriso mais escandaloso. Não debochando, não insultando, mas um sorriso que seja capaz de dizer a ele sem palavras o quanto você sente muito e o quanto você o ama. Acredite, funciona mais do que você espernear e chorar. Foi assim que eu o conquistei, sabia? Com um sorriso. Use essa arma a seu favor e, te juro, ele nunca conseguirá ser duro com você –ainda que você possa merecer.  Ignore o ciúme dele. Acho realmente que você não terá a mesma sorte que eu tive com meu pai, que nunca teve ciúmes de mim e sempre me deu a liberdade de ser e querer o que eu quiser. Mas não se deixe ser consumida pelo ciúme do seu pai ou do seu irmão. Eles não sabem de nada. Quando você precisar de ajuda pra dribla-los, me grita. Vou estar sempre aqui para te acobertar nos seus namoros escondidos e nas suas saídas sem hora pra voltar (e deixa que do seu pai eu cuido depois, tá?)

Por falar em namoro, namore muito. Namore de verdade. Se entregue nas relações como eu não consegui me entregar. Se joga na vida como eu sempre quis me jogar. Beije bastante, mas saiba o que está fazendo. Que seja o que você quiser, mas não o que as suas amigas acharem que é o melhor. Faça aquilo que quiser fazer e eu estarei sempre ao seu lado. Mas não traia a si mesma para agradar ninguém. Saia, se divirta, tenha muitos amigos homens –são os melhores ombros pra se chorar quando algo te machucar –Mas não caia na besteira de achar que eles são melhores que suas amigas mulheres. Não caia nunca na besteira de menosprezar suas companheiras de gênero porque fazer isso é menosprezar um pouco da gente mesmo. E, aposto, você é esperta demais pra querer se diminuir não é?

Saiba escolher sua roupa, onde quer ir, que tipo de música vai escutar, em que casa noturna vai pra se divertir, quem você quer ao seu lado e quem você quer para sempre em sua vida. Não seja indecisa. Quando alguém te perguntar, não titubeie entre o talvez e o não sei. Diga sim. Diga não. Não sei em que mundo ensinaram que charminhos são legais: não são, nem para quem atura, nem para quem se submete a isso. Tenha personalidade. E não abra mão disso por nada nem por ninguém. Cuide do seu corpo sim.  Coma bem, durma bem, faça exercícios, vá pra academia. Mas cuida da sua mente também: alimente-a com livros, filmes, piadas, conversas boas e construtivas. Não caia nessa de que homem gosta de mulher bonita e burra. Esse tipo de homem, com toda certeza, não merece você.

Viaje. Dance. Descubra algo que você goste de fazer e o faça por hobby, não por obrigação. Com um pouco de sorte, vai poder trabalhar com o que mais gosta pro resto da sua vida. Se entregue a todos os tipos de som sem se prender a um estilo: cultura foi feita pra ser devorada. Aprenda todos os dias algo novo –com você, com os livros, com seu pai, comigo, com seu irmão, com seus amigos, com a vida –Não abra mão de aprender. Consuma o conhecimento o máximo que pode, mas não se deixe consumir por ele, está bem? Quando sentir que tá saindo do seu controle, vá ler algo que idiota, ver um filme sem noção, contar umas piadas e relaxar. Há aprendizado até nas piores coisas. Não as menospreze, também.

Seja educada, mas não seja uma dama. Fale palavrão, se quiser falar. Sente como quiser, sem se sentir pressionada por ter que cruzar as pernas como uma boa menina de família. Seja você mesma, por mais que as pessoas odeie a você por isso. Pode apostar que os poucos que ficarem ao seu lado vai merecer cada sorriso e sentimento seu. Conheça pessoas novas todos os dias, mas reserve um espaço só pra quem você quiser ao seu lado (não se popularize tanto, ser seletiva nunca fez mal a ninguém).

Não existe cara certo. Esqueça isso e não engula as ideias antiquadas do seu pai sobre o cara que você merece. Para ele, ninguém estará aos seus pés mesmo, filha, você é e sempre será a princesa dele (independente dele não ser mais o rei da nossa casa). Na verdade, certo e errado não existe em nenhuma questão. O cara que você merece não é o certinho, que usa blusa polo, faz tudo conforme o que mandam. O cara que você merece é o cara que te faz bem, que te faz leve, que te deixa ser você mesma e que não se importa pelos defeitos que você tiver. O cara que você merece vai te aceitar de braços e coração aberto.  E quando o achar: não o solte. Não o solte, mesmo se seu pai for contra, se você souber que é isso que você quer. Lembra sobre manter sua personalidade, filha? Pois é, mantenha-a ainda mais forte durante as dificuldades, que lhe serão muitas, e posso apostar, toda ferida que conquistar vai valer a pena.

A vida não é linda, não é o conto de fadas que eu li tanto para você na infância, não é só flores e quem vai te trair não é a bruxa categorizada da sua história preferida. Na realidade, filha, bons e maus são confundidos o tempo todo e é você quem precisa aprender a lidar a não dizer quem é quem sem conhecer.  Não seja preconceituosa –com ninguém, por favor – O preconceito aprisiona você de conhecer coisas novas todos os dias e nada nos faz melhor do que conhecer coisas novas o tempo todo. De vez em quando vai te dar vontade de jogar tudo pro alto. Nessas horas: estou aqui. Eu e esses meus abraços já cansados, prontos pra te agarrar, te acolher, te dar força e te proteger do mundo e de você mesma. No mais, saiba que você pode contar comigo sempre –independente do caminho que você escolher –E vou te amar sempre, ainda que você não escolha o caminho que eu sonhar pra você (na verdade, pra ser sincera, vou te amar ainda mais pela coragem de se rebelar contra mim).

Meu coração será sempre seu lar.

E você sempre será a minha menininha, aquela de tranças e sorriso banguela que eu ensinei a andar –mesmo depois de grande.


Eu te amo.


Um comentário:

  1. Que texto fofo! Quero muito ter uma filha e espero conseguir passar tudo isso para ela. Adorei o texto na verdade, adorei o jeito que você escreve. Estou cursando psicologia, então seremos colegas de profissão e de paixão (os blogs). Adorei muito aqui e se não se importa gostaria de publicar um texto seu no meu blog (com os créditos claro)

    Beijooos
    leitoraemlondres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe