terça-feira, 2 de setembro de 2014

As Pessoas Sempre Se Vão


Ela suspira, abre o celular, confere o whatsapp e seus contatos. O nome e o número ainda estão lá. Ela clica e confere a última visualização. Nem meia hora atrás. Tenta escrever qualquer coisa, mas desiste antes de enviar. Fecha os olhos. Eu deveria apagar você do meu celular, ela pensa pela milésima vez e não a última. Ao invés disso, ela chama o contato de baixo e finge que não se incomoda com o silêncio onde antes não havia espaços para mais conversa.

Poderia ser a minha história, mas talvez seja a sua. Ou a de alguém que você conhece. Não importa. Todo mundo tem alguém na agenda do celular, na cicatriz do coração, num canto esquecido da mente, que não conseguimos apagar, mesmo que a permanência do número tire nossa paz e nosso sossego. Todo mundo tem na playlist uma música que ama, mas sempre que começa a tocar pula pra próxima porque sabe que vai chorar. Uma vez eu escrevi que as pessoas vêm, fazem a festa, bagunçam tudo e depois quem fica que tem que limpar a bagunça que deixaram ainda sobre efeito de porre. Eu que não sou de beber já vivi momentos de porre inesquecíveis com todas as pessoas que foram embora sem fechar a porta.

Acredito que toda história é feita de começo, meio e fim. Mas na vida isso raramente acontece. Ou talvez, no fundo, seja eu que não sei lidar com os finais. Coisa que fica óbvia toda vez que devoro um livro –qualquer livro –em poucos dias e quando chego ao final procuro mais umas páginas com um pouco de continuação pra tirar o peso da angústia do meu coração por ter engolido uma história tão rápido que acabou antes que eu percebesse. A vida é assim: as coisas acabam antes que a gente perceba. O fim fica meio torto, parece que falta ponto ou coerência, parece que cabia mais um capítulo, ou dois, ou cinco, ou um outro livro como continuação. Não sei lidar com finais. Nunca vou conseguir lidar com partidas. E eu digo isso pra todo mundo que chega, te juro: entra e não repara na bagunça; mas se for sentar por favor não sai correndo pela porta sem nem olhar pra trás, enquanto eu pego um café pra te servir e conto sobre uma novidade besta do dia, ok?

Ninguém dá a mínima pra isso porque as coisas são assim mesmo. Pessoas são como estações e vem pra nossa vida por determinado tempo. Às vezes não há motivos para a partida e mesmo assim elas vão embora. Ás vezes termina em tempestade e fica parecendo que se tivéssemos sido mais comedido e menos passional tudo poderia ter mudado e a pessoa ficado. Não há nada mais triste na língua portuguesa do que o “e se...”. Porque o “e se...” só existe com o propósito de fazer nossa mente dar voltas e voltas e voltas e não sair do lugar nem conseguir seguir em frente.

Uma coisa que eu aprendi depois de invernos enfrentados com porta aberta esperando as pessoas voltarem e de episódios de One Three Hill é que as pessoas sempre se vão. E elas sempre voltam. É sério. Independente do que você faz para não deixa-las irem ou para trazerem de volta. Elas voltam porque parece que todo mundo gosta de conferir o que aconteceu com a casa de infância que ficou no passado, com as pessoas que passaram, com a história que viveu e acabou. Sabe? Parece que é uma coisa natural da gente: queremos saber se fizemos a escolha certa quando partimos. Eu faço, tu fazes, ele faz, a amiga que te traiu faz também, o mundo faz. 

No final, a gente fica assim: guardando o número de quem não liga e não quer saber da sua vida na agenda do celular porque vai que amanhã vai ser o dia que a pessoa vai voltar para ver como você ficou sem ela, né? Vai que é amanhã que ela vai vir ver se você ainda esta respirando, seguiu em frente, ocupou o lugar, mudou algumas certezas, trocou de cor de cabelo e de sonhos e de amor enquanto ela seguia um caminho que não quis te levar. Vai que amanhã você vai conseguir provar a ela o quanto você mudou e é merecedor dela, né? A gente fica guardando memórias descoloridas e cicatrizes no coração porque espera que a pessoa volte e conserte o estrago que fez. Mas no final quem conserta tudo mesmo é você: o dono da festa, que não consegue dar tchau pra todos os convidados que se vão e depois fica sozinho limpando a bagunça ao som da música mais lenta que anuncia o fim da festa.

Não adianta correr atrás de quem se mandou. Não adianta abrir o whatsapp e digitar um texto, apagar, fechar, depois abrir de novo e conferir mais uma vez qual foi a última hora de conferida do aplicativo. Não adianta stalkear para descobrir se a pessoa está melhor sem você. Ela possivelmente está sim. Mas quer saber? Eu aposto que você também está.

Existe uma máxima na vida que todo mundo deveria aprender com os pais: a gente conhece as pessoas mais pelas partidas do que pelas chegadas. Se alguém partiu da sua vida sem fechar a porta e conferir se você ao menos ia estar seguro contra o inverno que ia enfrentar, esse alguém não merece nenhum “e se...” que sua mente possa se ocupar. Não caia no seu “e se...”. Ele só é perfeito assim porque nunca foi concretizado. E não importa o que você pudesse ter feito diferente: se a pessoa quiser ir embora, ela vai. Sem olhar pra trás. Sem te levar pra qualquer lugar.

Mas é você que decide se vai ficar aí esperando ela voltar ou se vai viver sua vida, ser feliz tanto quanto ela, naquela sua última stalkeada inocente, parecia estar.

Postado em Endless Poem, em 30/08/204



6 comentários:

  1. Nossa esperei tanto por um texto seu e agora li o que está se passando comigo!!Sempre olho o whatss e todo o resto até cheguei a acredita que iria volta ,mas agora já vi que não e to seguindo com a vida!!Parabéns ameiii.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades quando eu postava textos com mais frequência, saudades </3 hahahahaha
      obrigaaada
      eu ainda faço isso então não se sinta tão sozinha :P

      Excluir
  2. mas e quando parece que não vamos conseguir seguir nossas vidas , sem saber o por que da
    pessoa ter iddo ? sem ter perguntado SE poderia ter dado certo , se a pessoa tivesse ficado mais um tempo , ou tivessemos arriscado tentar ? .
    amei o texto maravilhosa como sempre neh !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente raramente sabe o motivo das partidas. Nossa função quase sempre é apenas juntar a bagunça que deixaram mesmo :)

      Excluir
  3. "A gente fica guardando memórias descoloridas e cicatrizes no coração porque espera que a pessoa volte e conserte o estrago que fez." <3

    Às vezes parece que você entra dentro do meu coração para me mostrar as coisas que eu me nego a enxergar sozinha...

    ResponderExcluir
  4. ''Não adianta correr atrás de quem se mandou. Não adianta abrir o whatsapp e digitar um texto, apagar, fechar, depois abrir de novo e conferir mais uma vez qual foi a última hora de conferida do aplicativo. Não adianta stalkear para descobrir se a pessoa está melhor sem você. Ela possivelmente está sim. Mas quer saber? Eu aposto que você também está'' <3

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe