domingo, 22 de março de 2015

#Resenha: O Cavaleiro de Bronze, Livro I: Leningrado

Título Original: The Bronze Horseman
Autora: Paullina Simons
Editora: Novo Século
Páginas: 493
Ano: 2013
 

O Cavaleiro de Bronze, Livro I: Leningrado tem como plano de fundo a Segunda Gerra Mundial, assunto que sempre adorei estudar. Foi, com certeza, o grande motivo que me fez adorar a sinopse dele desde o começo. Adoro romances históricos, mas, infelizmente, leio muito poucos. Confesso que a sinopse que vem na contracapa me fez ansiar por outro tipo de romance entre os personagens. Nela está escrito que o amor impossível de Tatiana e Alexandre ameaça dividir a família Metanova (família de Tatiana). Na minha mente, o motivo da divisão da família era devido à política. Mas o livro nos apresenta outra história. 

Tatiana é a filha mais nova da família Metanova, juntamente com seu irmão gêmeo, Pasha. Ela é uma garota, aparentemente, comum e simplória. Além dos dois, há Dasha, 7 anos mais velha que os gêmeos. Bem no primeiro capítulo, a família ouve no rádio que Hitler invadiu a União Soviética (lembrando que a Rússia se formou depois da Segunda Guerra) e o governo insiste que seus cidadãos se convoquem para as trincheiras. Automaticamente, o pai de Tatiana toma uma decisão: quer que Pasha, seu único filho homem, já para uma colônia de férias, bem longe de Leningrado, cidade na qual vivem. O garoto se vai, mas ninguém parece muito tranquilo. Apesar de tentarem se convencer de que a guerra iminente não está perto, todo mundo sabe que, a partir daquele dia, tudo mudará. 

Tatiana, a mando de seu pai, está indo ao mercado comprar suprimentos, quando avista um militar. Ele poderia ser qualquer um, mas é Alexander. Ao invés de ambos seguirem em frente com seus afazeres diários, ele cruza a rua e se socializa com Tatiana. Dá para ver que, no auge dos seus dezessete anos, Tatiana é uma personagem ainda bastante inocente, sem histórias românticas para contar. Então, é fácil vê-la sem graça perto de Alexander. Ele a acompanha até em casa e é quando a verdade aparece: Dasha e Alexander já se conhecem e é por ele que a garota está apaixonada. 
Querido Deus, Tatiana rezou na cama naquela noite, virando-se para a parede puxando o lençol branco e o fino cobertor marrom sobre sua cabeça. Se você está em algum lugar, por favor, me ensine a esconder o que eu nunca soube mostrar. 
É visível que uma paixonite frágil por Alexander se instala em Tatiana desde o começo. Ele é um homem atraente e de princípios. Desde o início, eu gostei muito dele. Alexander não é um garoto apaixonado, mas um homem com um passado que o assombra. Ele é alguém sério, o que combina perfeitamente com a posição militar dele. A relação dele com Tatiana é algo que vai se construindo aos poucos e é muito, muito convincente. O romance não é forçado, ou até mesmo inverossímil. Acreditei no amor deles a cada linha lida. Quanto mais a leitura avançava, mais eu ficava convencida de que, apesar das provações, eles se amavam. O amor deles não é abordado de forma extravagante, pelo contrário. Muito desse amor está nas entrelinhas, especialmente na preocupação recíproca. 
– Ela é minha irmã – Tatiana disse – Por que você não entende isso? Não partirei o coração de minha irmã.
Alexander deu um passo atrás e disse friamente:
– Oh, tudo bem, você já me disse. Haverá outros rapazes. Mas não outra irmã. 
A princípio, os efeitos da guerra se fazem muito ausentes. As primeiras semanas se passam quase sem muitos malefícios, à exceção da diminuição de comida nos mercados. Cada integrante da família tem gramas específicos de farinha, carne, pão etc. À medida que a guerra avança, os gramas vão se esvaindo, até que não dá mais para prover completamente a família Metanova. A fome, então, se instala constantemente. Tatiana é sempre a encarregada por trazer comida  ela é a única que se arrisca aos ataques aéreos e que sai de casa sem companhia. Alexander está sempre indo e vindo das trincheiras com seu amigo Dimitri, que nutre uma paixão explícita por Tatiana. 

A guerra, é claro, acaba levando integrantes da família Metanova. Algo interessante que pude constatar com as perdas é que a guerra afeta tanto Tatiana e seus familiares que ninguém tem tempo de lamentar e sofrer por muito tempo. O teor psicológico está embrenhado na trama a todo instante, mas de modo muito, muito sutil. 
Os dias corriam, e Tatiana percebia que era muito jovem para esconder bem o que ia no seu coração, mas velha o suficiente para saber que o seu coração estava em seus olhos. 
Esse livro me deu oportunidade de entender melhor a Segunda Guerra perante os olhos dos soviéticos. Na escola, há muita objetividade no conteúdo ensinado, de modo que nunca fiquei sabendo de detalhes, especialmente sobre o começo do avanço alemão em terras soviéticas. A escrita de Paullina é incrível e apaixonante. Em terceira pessoa, mas quase sempre acompanha Tatiana. Foi estranho me habituar às frases construídas de forma indireta, mas achei que essa forma apenas contribuiu à história, depois que já estava acostumada. 

A capa, como podem ver, é bastante explícita: revela a personagem principal e o horror da guerra. Na minha opinião, essa capa consegui capturar com exatidão todo o âmago da história. Apesar de o livro ter quase 500 páginas, eu o li de maneira muito fluída e rápida. Em momento algum tive vontade de largar a leitura, ou raiva de algum personagem. Todos são muito consistentes e bem construídos, mesmo Tatiana que, a princípio, era uma menina boba. Ao final, senti que a personagem era outra pessoa. Não mais uma menina, mas uma mulher resistente e obstinada. O Cavaleiro de Bronze me surpreendeu e me admirou do começo ao fim. 
– Não vou abandonar você, Dasha. Não vamos deixar uma a outra. Não podemos ficar sozinhas. Você sabe que todos precisamos de outra pessoas. Uma outra pessoa nos lembra que ainda somos humanos, não animais. 
A continuação, O Cavaleiro de Bronze, Livro II: O Portão Dourado, já foi lançado no Brasil, novamente, pela Novo Século. Estou d-o-i-d-a para comprar o segundo! 

Love
Nina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe