segunda-feira, 26 de maio de 2014

Patriotismo Politicamente Correto



E aí cara, vai ter copa?

Quando um evento do tamanho de um campeonato mundial  vai acontecer tão perto da gente, a mistura de sentimentos e de opiniões que pipocam por aí é um tanto quanto assustador. Gosto de futebol ( só gosto mesmo, o fanatismo por esse esporte eu deixo pra dona desse blog) e lembro do dia que o anuncio do país que sediaria a copa em 2014 ia sair ao vivo, e eu  comemorei, por que por um momento  a sensação de ter o domínio completo de uma coisa que é tão nossa, foi sensacional. Dizer isso depois dos últimos meses, depois de tantos videos e depoimentos ardidos contra a realização da copa, parece coisa de gente alienada né?

Confesso  que já discursei várias opiniões sobre esse mesmo assunto, metade por que busco informações constantes sobre coisas que estão inflamando comentários na web, e metade por que não tenho um pingo de receio de mudar de opinião. Vasculhando sites, lendo artigos e vendo reportagens na TV o que eu eu consegui concluir é que: VAI TER COPA SIM. Não tô brincando, nem sendo sarcástica. O que quero dizer é que não adianta chorar, esperniar, tocar o terror em porta de estádio, vai ter copa do mesmo jeito.

Não sou a favor, e também acho (agora) que é um gasto desnecessário, que o nosso país tem outras prioridades no momento, e que futebol, não vai colocar comida da mesa de quem não tem o que comer. Mas pra alguns, a vitória no campo, significa o único momento de alegria de um ano inteiro, não é idiotice ou alienação, é patriotismo. O mesmo que você prega levantando cartazes no meio da avenida pedindo hospitais padrão FIFA.

Gente, tudo bem fazer protesto contra o governo que não nos representa, tudo bem lutarmos por um país melhor, mas isso não nos torna melhores que aqueles que gritam histericamente quando a bola balança a rede a nosso favor. A briga não é entre nós, a briga é por nós. Por todos nós.

Então, para de cuspir esse patriotismo nojento contra as pessoas que ficam felizes com a conquista de um título. Se você não gosta de futebol, vai beber com os amigos, vai olhar a natureza, faz qualquer coisa boa e deixa o resto curtir o momento, e se você gosta, mas ainda insiste em achar que ficar murmurando socialismo vai ajudar em alguma coisa, vou contar um segredo: não ajuda em nada, e no fundo, vai fazer é mal cê ficar com essa alegria presa ainda dentro. Deixa esse patriotismo chato pra quando for importante, tipo um pouco depois da Copa, num troço chamado eleição. Lá cê analisa, critica, defende sua opinião ferozmente, tenta levar mais gente pro lado que cê acha certo e aí sim, te dou toda razão em tentar mudar o país. Dessa vez do jeito certo.



Débora Svaiger tem 20 anos, acha que tudo pode ser resolvido com um punhado de palavras. A indiferença é sua arma pra aguentar gente vazia, amores mal resolvidos e desilusões do dia a dia, mas é só chegar mais perto que já se percebe, ela é uma apaixonada disfarçada no meio da multidão. 

Como podem ver, a Débora acha que vai ter copa sim. E você?

Um comentário:

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe