2014 foi um ano tão de mudanças que todo final de ano eu faço uma lista de melhores livros lidos no ano que passou, mas dessa vez, pasmem, eu vi muito mais filme do que li livros. Acho que é coisa de quem passou a maior parte do ano apertada na faculdade, fazendo mil coisas e de quem namora em casa, em que o maior programa era mesmo ficar na sala, abraçados, vendo filmes. Ou indo ao cinema. Enfim. A verdade que como eu adoro essas listinhas clichês de melhores coisas vistas, visitadas, conhecidas, lidas, então eu vou inovar e falar com vocês um pouco do meu gosto (exigente demais, mais do que para livros) para o cinema.
6- O Hobbit 3 (A Batalha
dos Cinco Exércitos)
Não, eu não sou a maior
fã de Tolkien. Não sou nem um pouco fã de Tolkien. Mas eu namoro um cara
apaixonado por Tolkien (Tolkien para lá, Tolkien para cá, Tolkien o dia todo se
deixar) e logo que começamos a nos conhecer eu já fui logo obrigada a assistir
Senhor dos Aneis versão estendida (sou uma alma boa, passei quatro horas na
cadeira ruim do cinema só pra fazer a criança feliz). Não vi todos os filmes já
lançados, mas dos que eu fui obrigada a ver a última parte da aventura de Bilbo
foi a melhor. Peter Jackson é foda, não se pode negar, e as lutas e confrontos
do filme que acontecem do começo ao fim não faz a gente ter chance de tirar um
cochilo no cinema (coisa que eu adoro, confesso).
O romance “inventado”
pela indústria do cinema com a elfa Tauriel e o anão (Kili), interditado pelo
elfo sempre lindo Legolas, muito bem bolado pras namoradas dos caras que foram
obrigadas a ver o filme, fez bastante sucesso. E provou o que todo mundo já sabe:
o amor deixa a gente idiota.
Quem é fã de Peter Jackson e não gosta tanto assim
de Tolkien como eu, pode ver sem medo de decepção. Só a morte do dragão (diferente da do livro) vale o
filme todo, verdade.
5- The Misery
A história de Stephen
King, o mestre em suspense e terror dos filmes, me deixou assim bem apavorada
quando acabou e eu desconfio que a operação feita pra eu ver esse filme foi
para me fazer desistir de escrever. A história é sobre um escritor famoso da
série de livros Misery que resolve escrever o último livro e finalmente
escrever o que gosta, longe da saga que tanto o cansou, mas que dava muito dinheiro.
Até que ele sofre um acidente na neve e é cuidado por uma leitora-fã-maluca.
Tudo parece ótimo até aí. Se a fã maluca não decidisse sequestrá-lo depois de
ler o último livro da série, cujo final ela não concorda nem um pouco, na missão de só solta-lo depois que ele fazer um novo livro com o final que ela quer (identificação de leitor, rá!)
Quase parei de escrever
no final daquele filme. Mas a história é sensacional. Recomendo.
4- Garota Exemplar
O suspense de uma das
autoras mais aclamadas que surgiu no novo cenário literário é de tirar o
fôlego: quando você acha que está entendendo a história e como e por que tudo aconteceu,
o filme dá uma reviravolta de 90 graus e você cai de cara no chão. Aí você acha
que começa a entender a nova história e: é isso mesmo, você cai de novo com a
cara no chão e fica assim até o fim do filme.
Basicamente, Amy, a
Garota Exemplar, some no dia do aniversário de casamento, e Nick se torna o
principal suspeito do sequestro e possível assassinato da mulher. Isso porque
os dois são um casal muito, muito estranho, onde um parecia não saber nada ou
quase nada do outro, mesmo depois de cinco anos juntos. A aflição vai crescendo
com o passar das cenas enquanto a história é construída e é quase impossível não
prestar atenção no que vem a seguir, para tentar entender como ambos chegaram
ali, num sumiço sem aparente explicação e um casamento que chega quase a ser
impostor.
O filme é tão bom que
ganhei o livro de presente de Natal (e o livro parece ser tão bom quanto o que
vi no cinema). Apesar do nome em português não ser dos melhores e de eu só ter
entrado no cinema porque era a melhor sinopse entre os que estavam em cartaz,
eu fui muito bem surpreendida pela história exemplar de Gllian Flynn. Super recomendado.
3- Ocean Heaven
É um filme chinês sem
recursos, feito para conscientizar o maior país do mundo com um grande número
de autista. A história é sobre um menino autista já maior de dezoito anos, com
um pai que está com um câncer terminal e pode morrer a qualquer momento. O
menino não tem mãe nem outra família além do pai e o pai tenta a qualquer custo
achar um lugar que pode cuidar do seu filho com deficiência. Até que, sem
sucesso, ele decide ocupar o que lhe sobra de tempo ensinando o filho a
aprender a fazer coisas sozinho; coisas que para a maioria das pessoas é fácil,
mas que para alguém com autismo é muito mais complicado (como pegar um
ônibus sozinho, por exemplo).
Foi um filme que eu
tive que ver pra uma matéria da faculdade e vi completamente obrigada, até que
me dei conta de que no final eu estava aos prantos, chorando, em uma quase
convulsão. Lindo. Você encontra completo
no youtube e se ainda tem dúvida de mergulhar nesse universo: o pai do menino
com autismo é nada menos que Jet Lee, e é muito interessante ver o mestre das
artes marciais em um papel completamente diferente (e ele não recebeu dinheiro
algum pra fazer). Vale à pena.
2- A Culpa É Das
Estrelas
Se o namorado te leva
pra ver aventuras épicas, ta liberado carregá-lo para qualquer filme ultra
romântico com direito a sua vizinha da fileira de trás do cinema entrar em soluços
ao fim do filme. Tá escrito no manual dos namoros. Quando a produção do Best-seller
foi anunciada o meu maior medo é que acabassem pecando pelo excesso do
melodrama e tornasse a história de John Green num novo PS: Eu Te Amo (que, não me
levem a mal, eu amo). Mas o tom dos personagens foi certeiro e as sátiras e
piadas entre eles deram um tom jovial, adolescente, como o livro mesmo é.
Foi o filme mais visto no ano de 2014 (e eu vi duas vezes) E se você ainda não asistiu dou apenas mais uma dica: Ed Sheeran canta a música principal.
Corre.
1- Precisamos Falar
Sobre Kevin
Foi um outro filme que
eu tive que ver pra faculdade, mas dessa vez eu vi com muito bom gosto,
obrigada. Eu já conhecia por alto a história, apesar de nunca ter lido o livro,
então já sabia mais ou menos o que eu iria encontrar. O filme retrata a
história de um psicopata e sua criação, num antes e depois muito bem construído,
nos fazendo entender (mais ou menos) como ele chegou ao final daquele jeito.
Começa pelo fim (ou seja, com sua mãe tentando sobreviver e ir em frente pós
tragédia) e aos poucos vamos entrando em flashsbacks que constroem a história
até entendermos o começo, o por quê da casa pintada de vermelho, a culpa, a
vergonha que a mãe carrega por todo canto.
Claro que depois a
gente morre de medo de ter filho e ele se tornar no Kevin, mas a história é
demais até para quem não tem que aprender sobre perversos, como eu, e conseguir
nota na faculdade. Fica a dica.
Esses foram os filmes que eu vi em 2014 e mais gostei (nem todos são de 2014, porém). E vocês? O que vocês viram esse ano e mais gostou? Chegou a ver algum desses filmes? #COMPARTILHA comigo suas indicações! Eu ia adorar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários