quarta-feira, 11 de novembro de 2015

SELEÇÃO RESULTADO: Escala Richter

ESSE É O TERCEIRO TEXTO SELECIONADO NA PRIMEIRA FASE DO UDC
Se você gostou, dê uma curtida e ajude o autor dele a entrar pra equipe.
As curtidas desse texto valem do dia 11/11 até o dia 13/11.




É impossível medir o estrago que um terremoto da sua estatura é capaz de fazer. Que se exploda toda essa coisa de “Escala Richter”, isso tudo é bobeira. Ele, a pessoas que criou essa escala, não conhece você. Não me conhece. E não conhece o estrago que acontece quando eu decido pensar em você. O Haiti já não estaria mais no mapa se ao invés de usar Richter, ele tivesse usando o seu nome na escala.

Você tem o dom de estar presente mesmo não estando. O dom de me fazer pensar mesmo sem ter dito nada, sem ter feito nada. Um simples silêncio é motivo para uma neura capaz de demolir todas as estruturas dos meus domingos melancólicos regrados á refrigerante e Sex and The City. A Carrie sabe qual é o seu poder. Ela não te conhece, mas tem em sua vida alguém tão destrutivo como você. O sr. Big.

Uma mensagem sua é motivo para rever todos os meus conceitos. Eu revejo minha vida toda e me encaixo no batente de porta que está mais perto para resistir aos seus abalos. Eu me encosto no batente, pego o celular e escrevo uma resposta. Daí eu apago e escrevo de novo, pois ficou grosseira. Daí eu apago e escrevo de novo, pois não se parece comigo falando. Daí eu apago e escrevo de novo, pois está formal demais. Adiciono então alguns emoticons e decido por apagar novamente, pois ficou formalmente gay demais. No final mando uma frase sucinta, com as informações necessárias – de forma que possa acontecer algum tipo de retorno – e te envio. Você visualiza e sai. Ou você visualiza e manda algum tipo de palavra monossilábica que me tira do sério.

Se Charles Francis Richter conhecesse o poder que as suas redes sociais têm, ele nunca daria o seu próprio nome para esta escala. Eu queria que ele pudesse ver o poder e a intensidade que suas postagens tem sobre mim. Stalkear é uma arte e terminar acabado e com um pedaço de farpa virtual fincada no peito faz parte. Fotos, mensagens, marcações, curtidas. Para quem Stalkeia, uma mísera curtida de um desconhecido é motivo para uma dor incessante chamada: “Ciúmes e Sentimento de posse de algo que já não é meu e nunca mais será”. Isso porque não falamos de fotos marcadas... Já ouviu falar em “queria estar morta”? Pois é! Agora, se a foto além de ser curtida, também estiver marcada e a pessoa marcada comentar na foto, sai de baixo, nem mesmo uma recorporificação faria com que meu espírito voltasse para o meu corpo de tanta tristeza, e raiva, e dor, e ódio...

Isso porque nem falamos das ligações... Ah, as ligações. Terremotos são vibrações fortes e rápidas na superfície terrestre... Ou seja, esse é o feito da sua voz em meu peito. Ela, assim como o terremoto, consegue destruir qualquer tipo de curativo que eu tenha feito na superfície do meu peito. Sua voz arranca os esparadrapos, os Band Aids, os pontos, além de agir como um relaxante muscular para todo o tipo de recordação ruim que eu tenha de você. Sua voz faz isso, ela anestesia todos os traumas passados com pequenas vibrações, que fazem com que as feridas, repletas de lembranças ruins, fiquem cobertas por uma pequena e fina camada de lembranças boas.

Eu acredito, que assim como os terremotos, você deveria ganhar uma escala, um alarme de atenção e também um passo a passo de como passar pelo seu abalo sísmico sem sair com um coração todo em escombros.

***

Informativo - Como agir em casos de Terremotos Emocionais?

1 – Em caso de mensagem, visualize-a pelo menu de Pop-Ups, pois não consta como lido nas benditas barrinhas azuis, corra até o batente mais próximo e ligue para o GAAN (Grupo de Atendimento ao Amigo Necessitado), que terá o ombro na medida certa para a sua necessidade;

2 – Em caso de Stalkeamento progressivo, tenha em mãos uma caixa de chocolate, refrigerante, o Box com todas as temporadas do Sex and The City e mantenha-se longe de frituras – as gorduras que serão ingeridas com o chocolate e refrigerante já são o bastante, senão, além de sozinho e depressivo, você ficará mais gordo também;

3 – Caso aconteça um telefonema, não há outra saída. Ou você não atende, ou você deve ser forte e agüentar firme, as vibrações em algum momento irão cessar, você estará em meio a escombros, mas sempre existe um novo amanhecer. Evite o uso de drogas como Lana Del Rey, Florence and The Machine e Cícero em dias de Telefonemas. Elas podem agravar a situação.

4 – Em qualquer um dos casos mantenha-se á distancia de armas, objetos pontiagudos, facas e giletes;

5 – O Uso do cacau é liberado em todos os casos.


***
Mas não adianta, por mais que nos preparemos, que nos eduquemos com esse passo a passo, que tenhamos em mente o que pode acontecer e como vamos nos sentir, a dor de quem sente é maior do que qualquer um pode imaginar, a farpa virtual agrava a situação, mas de qualquer forma ela nada mais é do que uma pequena extensão de todo o mal que já existe por dentro.

A dor tem que ser sentida para fazer sentido. Amar de peito aberto é isso, se machucar de forma que nem mesmo as melhores bandagens são capazes de proteger o ferimento. Estaremos sempre expostos e vulneráveis aos possíveis terremotos emocionais.


O autor desse texto é o Rafael, que é estudante de jornalismo, mas não gosta de hard news, então fica escrevendo essas coisas melosas, e tristes, e românticas, e molhadas também. Ele tem vinte anos, é canceriano (socorre!), louco por livros, músicas que ninguém conhece e séries. É também apaixonado por histórias que falem a verdade ou a personificação da verdade, do que é sentir algo (quem não?) e acredita que quando se divide qualquer tipo de sentimento tudo fica mais leve. Por que ele quer fazer parte do UDC? Ora, porque ele adoraria ajudar o blog sabendo que alguém, em algum lugar, está lendo algo que ele escreveu (justo!).

E aí? Gostou do texto do Rafael? Então deixa sua curtida, seu comentário, sua torcida. Porque ela agora precisa de vocês!

23 comentários:

  1. Amei o texto do Rafael , sensacional

    ResponderExcluir
  2. Migo, você é maravilhoso e amo seus textos. Ameii
    ❤❤❤

    ResponderExcluir
  3. Migo, você é maravilhoso e amo seus textos. Ameii
    ❤❤❤

    ResponderExcluir
  4. A Carrie entende de terremotos emocionais!!! Texto lindo, adorei!!!
    <3

    ResponderExcluir
  5. Sensacional, nada como um terremoto emocional, para abalar completamente toda a nossa estrutura... Parabéns ao autor...

    ResponderExcluir
  6. QUE LINDO MDS, isso é bem o que eu precisava...

    ResponderExcluir
  7. Texto genial, falando de um tema tão relacionável e dosando o humor e a melancolia que estão presentes quando olhamos para trás e vemos nossos "terremotos". Palmas para o autor, ele merece ^^

    ResponderExcluir
  8. PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER! Era pra eu estar dormindo agora? Sim! Vou morrer de sono amanha? Sim! Porem cada minuto do meu precioso sono foi recompensado por esse texto MARAVILHOSO! Não sejam lerdos, escolham o Rafael e ganham uma leitora!

    ResponderExcluir
  9. Lindo! Acho que eu vou seguir seus conselhos...

    ResponderExcluir
  10. Lindo! Acho que eu vou seguir seus conselhos...

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto! Fala bem dessa realidade em midias sociais que estamos vivenciando mesmo! Parabéns pela ideia e pelo talento!!!

    ResponderExcluir
  12. "A dor tem que ser sentida para fazer sentido". Ainda mais quando se tem um sismógrafo - ou celular, como preferir - no seu bolso prestes a te alertar sobre um abalo.
    Adorei o textooo! Já quero mais textos do autor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Completamente sem palavras, migo lindo...amei, sensacional, parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente adorei, vc tem um talento extraordinário . texto maravilhoso!

    ResponderExcluir
  15. Esse texto é tão incrível.
    Já havia lido no blog do Rafael.
    Ele é muito bom em escrever textos gostosos de ler, naquele momento que você quer ler algo leve e que te faça sentir que ainda existem pessoas românticas nesse mundo.
    Espero muito que ele ganhe!

    ResponderExcluir
  16. Gostei do texto! Um texto gostoso de ler!

    ResponderExcluir
  17. Texto que, no fundo, fala exatamente o que todos nós sentimos na confusão de se apaixonar. Adorei!

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante essa comparação entre amor e escala Richter, uma coisa sensacional das ciências humanas e que ninguém pode tirar é que ela não pode ser mensurável ou quantificada, somente quem já sentiu sabe como é. Por mais que tentemos universalizar em palavras e expressões algum sentimento nunca estabeleceremos um real contato com o próximo na exatidão de sua dor. Mas existem algumas coisas universais em como reagimos com nossos sentimentos, a universalidade da música e a necessidade de contar com os amigos ou de descontar na comida, o que muda é só o cardápio, mas o ser humano nunca consegue ficar longe um do outro.

    ResponderExcluir
  19. Esse texto tocou bem no fundo do meu coração, achei que fosse a única que sentisse terremotos quando vê/fala/stalkeia a pessoa amada. É um sentimento desesperador, as vezes bom, mas a maior parte do tempo horrível. Parabéns Rafa <3

    ResponderExcluir
  20. Amei o texto. Parabéns ..." A dor tem que ser sentida para fazer sentido "

    ResponderExcluir
  21. Adorei o texto, já acompanho os textos do Rafael e como sempre muito bem escrito. Parabéns Rafs!

    ResponderExcluir
  22. nunca tinha pensado em imaginar o amor como algo assim...texto lindo, extremamente bem escrito e criativo. Adorei! <3

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe