sexta-feira, 11 de abril de 2014

#PONTODEVISTA : Amizade - existe, resiste ou persiste?



Demorou, mas saiu o ponto de vista do mês passado ; essas gurias estão cada vez mais enroladas, hein? hahahaha E depois de muita discussão resolvemos falar de uma coisa que a gente sempre vai precisar na vida: amigos. Claro que não qualquer amigos. Mas amigos de verdade pra gente contar pro que der e vier. Eles existem? São para sempre? Entre sexos diferentes, será que tem amizade sem interesse? E aquela polêmica de sempre de ex namorados amigos hein? Você acredita? Bem, a gente discutiu tudo isso e estamos trazendo nossos pontos de vistas! Com a participação de todas esse mês, pra vocês nos amarem (ou odiarem, vai saber), vamos conhecer quem somos as opinadoras!




Aimee Oliveira, formada em Design de Moda sem ser fashion. Bebedora de café, mas não é acelerada. Pensa muito na vida e ainda não chegou à nenhuma conclusão. Mais embolada que fone no bolso. Mora em São Gonçalo, não necessariamente gosta de Niterói. Gosta de livros e reprises de filmes. Contra pássaros, dias quentes e mudanças a não ser que sejam para melhor e não envolva ligações no telefone. Discípula de Carrie Bradshaw. Ama escrever e tem preguiça de todo o resto.


Fernanda Campos bebe café para acordar e para dormir. Na identidade, vinte e dois anos; no coração uma menina quase inocente. Psicóloga em formação que não tem a menor pretensão de ficar te analisando de graça. Metaforicamente, uma vírgula fora do lugar. Gramaticalmente, uma metáfora sem sentido. Contradição ambulante feita só para te confundir. E pior! Acha que toda dor do mundo pode ser anestesiada com palavras, músicas e uma boa dose de café para distrair.


Jéssica, mas que tal apelidos? Eles serão sempre bem vindos. Um pouco de contradição em forma de pessoa. Inconstante na maior parte do tempo. Amante dos contos de fadas e histórias de amor que fazem chorar ou suspirar. Dessas pessoas românticas ao ponto de achar que o amor é sempre a solução. E sonhadora ao ponto de ser considerada idealista.







Larissa Vieira, cheia de apelidos que prefere mil vezes ao próprio nome. Tem 18 anos mas olhando você daria 12, normal. Faz engenharia civil, mas ama ler e escrever, vai entender. Tem como religião a fé que deposita nos seus deuses: tempo e destino. Mente aberta, coração tranquilo é o que ela acredita ser o segredo para viver bem. Tá ai uma descrição boa, ela só quer viver bem.






Melissa Gurgel, 18 anos, aventureira que diz que ainda vai conhecer cada cantinho da noite paulistana, haja fôlego. Amiga por vocação, desapegada por natureza, feliz porque escolheu assim. Te desafio a ficar ao seu lado por mais de cinco minutos sem rir ou sair de uma conversa com ela sem se sentir melhor. É assim, nasceu assim e sua opinião pra ela é o que menos importa




Thalita Souza tem quase 17, cabeça na Lua e pés no chão. Mantém a paixão por palavras e por pessoas. Mantém o vício em café. E leva a vida devagar. Chora à toa, fala mais do que deveria. De poucos amigos e muitos colegas. Levemente difícil de lidar. Dona da razão (e dispensa sua opinião). Romântica, mas só quando deve. Prazer.





Pronto, conhecida as palpiteiras, às perguntas!




1- Existe amizade para sempre? Se uma amizade acaba, quer dizer que ela nunca existiu?





Sempre! Pode ser que os amigos daquela amizade não durem para sempre, pessoas mudam, se mudam etc. Mas a sensação daquela amizade e o que ela significa, ou significou, vai ficar para sempre. Comigo funciona assim, acho que é o gosto pela nostalgia me faz perpetuar amizades







Acho que para sempre está muito mais relacionado com a intensidade do sentimento do que com a sua duração. Só porque você deixou de falar com uma pessoa não quer dizer que o sentimento acabou; ele ainda pode existir, certo? Às vezes os caminhos se desgrudam, as coisas mudam, você muda e aí acaba deixando para trás algumas pessoas, mas não quer dizer que a amizade acabou. Acho que o que faz uma amizade ser para sempre não é se ela chega ou não ao final, mas o que ela causou em você e o que ainda te causa ao se lembrar.



Ah existe, com certeza. Por mais que seja difícil pensarmos em algo pra sempre, eu acredito que exista. Porque tem aquelas pessoas que não importa quantos caminhos diferentes vocês tomem, quanto a vida mude ou o quanto vocês estejam longe; nada muda entre vocês. Mesmo que já não tenham o mesmo tempo de antes, o tempo que tem, vocês estão ali um pelo outro. 
Não! Absolutamente não. Senão seria assim com tudo na vida. Quando acaba, o jeito é seguir em frente e guardar as lembranças boas. Não é porque se chegou em um ponto que não dá mais pra continuar, que tudo o que foi vivido é uma mentira. Como diria o Poetinha "Mas que seja infinito enquanto dure"



Para Sempre é tempo demais. Existem amizades que podem durar muitos anos, até o fim da vida, quem sabe?
Eu acredito que tudo é verdadeiro no tempo em que ocorre. Uma amizade que acaba se perdeu no caminho, mas existiu sim enquanto passava por ele.






Não sei se para sempre existe, acredito no que eu tô vivendo hoje e agora, e no meu agora eu sigo acreditando em todas as minhas amizades e que elas durem muito tempo, e se não durar paciência, não era pra ser. Não, significa que durou tempo suficiente pra ser chamado de amizade.







Tudo tem um motivo. Amizades acabam por vários deles, e às vezes o tempo e às circunstâncias acabam afastando as pessoas. E se acaba, é porque começou, então existiu.





2- Você considera mais um amigo de cinco anos que pouco fez por você ou um de cinco meses que só tem te ajudado?


Acho que a amizade, assim como toda a relação, tem a possibilidade de se desgastar com o tempo. E se ela tem a duração de cinco anos, é um fator que eu considero muito, mas não é um fator decisivo. Na verdade, eu tento não fazer um ranking de amizades na minha vida, porque cada amigo meu é especial de um jeito especial e que não tem muito como medir. Com a exceção do melhor amigo, que pra mim é muito fácil de identificar, todos os demais eu tento considerar de uma mesma maneira.


O amigo é como nosso porto seguro em meio a tempestade e ponto de apoio em meio ao terremoto. Se quem se diz amigo não te ajuda, é normal que a gente acabe se afastando e se aproximando de quem, mesmo que não sendo tão antigo em nossas vidas, está mais ao nosso lado. A gente tende a dar mais valor a quem se importa conosco. Eu não tenho isso de "ah, eu conheço ele há mais tempo e por isso gosto mais dele", para mim tempo é quase que irrelevante nas relações. Tem gente que parece que eu conheço uma vida e tem gente que tenho na minha vida desde sempre e nem sei se realmente conheço...



Acredito que tempo não é critério pra nada quando se trata de amizade. Dedicação, confiança, lealdade, respeito... Nada disso precisa do tempo pra existir. Amigo se faz nas atitudes, não no tempo de convivência. Por isso considero aquele que mais está ao meu lado quando eu preciso.






Considero mais o de cinco meses. Claro que o de cinco anos também tem seu valor, caso contrario não seria meu amigo por cinco anos, mas certamente eu ligaria primeiro para o de cinco meses na hora que as coisas apertassem. 









O carinho e afeto que tenho pelo de 5 meses será o mesmo que tenho pelo de 5 anos, o sentimento de amigo é o mesmo independente do tempo de amizade, o que muda é a intimidade, talvez eu sinta mais a vontade pra falar algo para o que ta sempre ajudando do que ta um pouco afastado, mas a consideração é a mesma para os dois tipos de amizade.




A amizade de cinco meses. Independente do tempo, o que importa é o quanto aquela amizade te acrescenta.





3- Amizade entre homem e mulher existe? Ou sempre haverá algum interesse?


Independente de gênero eu preciso ter um interesse na pessoa, gostar dela para que ele/ela seja meu amigo/amiga. Se o interesse for além da amizade... não acho que seja um crime a aproximação por essa vertente. Mas acredito na amizade homem/mulher pela pura amizade. Tenho amigos assim. Tenho amigos que por mim podem deixar de ser amigos pra algo mais, mas que por hora estou contente por serem só amigos. E acho que todo mundo tem um pouco disso. Acho saudável até




A minha vida toda eu tive amigos do sexo masculino e pretendo manter isso porque eles são os melhores. Inclusive, meu melhor amigo é o melhor do mundo e é um irmão pra mim Flavicho, te amo E só uma vez eu e um amigo confundimos as coisas e colocamos tudo a perder, mas não acho que toda relação entre sexos diferentes tem interesse. Tem gente que se aproxima por interesse, do jeito pejorativo, independente do sexo. Cês sabem o nome disso? Porque para mim se tem interesse já não deveria se chamar amizade...





Por experiência própria posso dizer que existe sim. E eles são pra mim como irmãos e eu sou pra ele como irmã também. A relação que tenho com eles é como a que tenho com minhas amigas mulheres, com exceção de alguns assuntos (até porque eles não merecem ficar me ouvindo falar sobre o cara gato da faculdade).







Existe sim, por que não existiria? Conheço várias meninas que são cheias de amigos homens.











Existe, pelo menos eu acredito nessa amizade entre homem e mulher, e acredito também ser uma das amizades mais verdadeiras, sem frescura e pudor. Em alguns casos sempre tem um interesse a mais, mas eu não costumo ter esse interesse em amigos.









Depende muito de ambas às partes. Acredito que quase sempre passa pela cabeça o "e se rolasse..." eu sou adepta a amizades coloridas, então mesmo que sempre haja interesse, muitas vezes acaba sendo bom.







4- Um casal de amigos namoram e acabam brigando. Você toma partido ou a amizade dos dois é mais importante?



Eu tento manter as duas amizades e fico torcendo pra que isso seja possível. As vezes não é, e eu acabo pendendo pra quem ficou mais triste no término. Não que isso seja um padrão, só uma tendência. Ninguém gosta de ver os amigos triste e eu gosto de consolá-los.





Amigo meu sabe que não sou do tipo que passo mão em cabeça de ninguém, se aconteceu o erro é bem provável que chegarei e falarei o que tô pensando. Isso não quer dizer que  eu tomaria um lado de um ou de outro, apenas que eu iria defender quem eu achasse certo (independente de ser mais próxima dele ou não). Mostraria onde erraram e tentaria ajudar, se eles quisessem. A amizade dos dois sempre será mais importante. Só não esperem que eu passe a mão, porque isso eu não faço nem em mim, que dirá nos outros...





Depende muito da situação, se sou mais amiga de um ou de outro. Se um dos dois fez algo errado ou não. Acredito que eu tomaria partido daquilo (e não daquele) que eu acho certo, ouvindo os lados de ambos e tirando minhas conclusões. Tentaria ajudá-los mas sem me intrometer muito, afinal é algo que cabe a eles.








A amizade dos dois com certeza vale mais. Porém eu tentaria entender os dois lados e daria minha opinião apenas se fosse solicitada. 









Não tomo partido, primeiro que em briga de casal não se toma partido, porque depois eles se acertam e a trouxa da história fica sendo a pessoa que tomou partido, mas ouço os dois, sempre tento fazer com que eles se acertem sem dizer quem ta certo ou errado, cada um tem um ponto de vista e acredita nele e não vai ser eu que vou contrariar, e a amizade dos dois pra mim vai ser sempre mais importante do que qualquer briga.








Eu tento tomar partido e resolver a melhor forma, mesmo que haja conseqüências.





5- Existe a possibilidade de uma amizade virtual se tornar totalmente rreal ou a falta de contato e olho no olho pode atrapalhar?



Pra mim a amizade virtual é tão real quanto qualquer outra amizade. Às vezes até mais, mas reconheço que o contato não-virtual faz falta de vez em quando, por isso me esforço ao máximo para encontrar os amigos virtuais no mundo real sempre que posso. Tem vezes que dá certo, né Fernanda Campos? <3





Cês viram aí em cima que se eu falar que não existe, a Tita me bate né? hahahaha Pra ser sincera, nem consigo fazer essa separação real/virtual, porque amigo pra mim é amigo e ponto, independente de onde mora e quantas vezes o vi. A internet me deu coisas maravilhosas e as melhores delas foram as pessoas que trago em minha vida. Acho que se há carinho, a distância não atrapalha. Claro que faz falta poder correr pra casa da amiga e comer brigadeiro quando se está triste, mas nada que umas notas de voz via whats e umas piadas via face não possa contornar no meio das nossas lágrimas. Aimée que o diga, me atura há cinco anos!



Claro que pode se tornar (e se torna) real. Sou suspeita pra falar sobre o assunto porque a maioria das minhas amigas eu mantenho virtualmente. E são amizades verdadeiras, são pessoas que podem não estar ali te dando um abraço mas que com algumas palavras podem fazer mais do que quem está perto. Quando a amizade é verdadeira, distância nenhuma é obstáculo.







Com certeza pode. Eu acredito muito em amizade virtual, até porque não estou sempre vendo as minhas amigas "físicas", é quase como se elas também fossem virtuais. 








Não acredito em amizade virtual, pra mim só passar ser amizade a partir do momento em que eu posso olhar no olho da pessoa, e ter ela fisicamente comigo, por tanto uma pessoa que conheci na internet pode vir a ser uma amizade, antes disso não considero amiga.







Existe a possibilidade sim. Eu tenho grandes amigos virtuais.








6- Se seu namorado mandasse você escolher entre ele ou um amigo(a) que ele não gosta, o que você faria? E se fosse a amiga ou o amigo pedindo que você se afastasse de seu namorado?


Assim, no mundo ideal, uma pessoa que me coloca contra a parede desse jeito não merece meu respeito e nem meu amor, seja ele de namoro ou amizade e eu mandaria essa pessoa sumir das minhas vistas pra nunca mais voltar. Mas como o mundo ideal mora só na minha ideia, acho que se eu caísse numa situação assim eu estaria ferrada, porque sou péssima com escolhas. Não que a escolha seja entre o amigo e o namorado, mas com o dilema de: uma pessoa que me dá um ultimato desse realmente vale a pena?


Quer uma receita para me perder? Me coloca contra a parede e me manda escolher, é o caminho mais curto para eu sair da sua vida facinho. Não tenho saco pra gente que não respeita o que eu quero pra minha vida não; ainda mais se essas pessoas não estão nem pagando minhas contas. Pode ser amigo, pode ser namorado, pode ser o que for: mandou eu escolher, eu escolho. Escolho quem me deixa ter a liberdade de ser quem eu sou e ter em minha vida quem eu quiser. Mando beijos e ainda digo que já vai tarde! Porque, definitivamente, não sou obrigada.


Em ambos os casos eu agiria da mesma maneira: escolheria o que não me pediu/exigiu nada. As escolhas sobre quem mantenho na minha vida são minhas. Aconselhar sobre a pessoa, dizer que não confia nela é coisas do tipo é aceitável, mas fazer escolher entre os dois não dá! A partir do momento que a pessoa me exige uma coisa dessas, está automaticamente fazendo com que eu abra mão dela. Seja quem for essa pessoa.



Nos dois casos, eu tentaria conversar e mostrar que as coisas não funcionam assim. Pessoas não são brinquedo, que você joga fora. E se eles não entendessem eu seria obrigada a terminar a relação, esse não é o tipo de pessoa que eu gosto de ter por perto, que além de serem "fúteis", não me respeitam. Eu considero falta de respeito, você querer podar as amizades ou o relacionamento do outro.

Pessoa que me manda escolher entre uma ou outra não me merece, pessoa que faz escolher entre duas pessoas que podem ser importantes na sua vida não merece nenhum respeito e muito menos a presença da pessoa na vida dela, portanto eu simplesmente ignoraria o intimado, porque se ta na minha vida é porque eu quero e ninguém manda na minha vida além de mim, posso ouvir o que cada um tem a dizer sobre a outra pessoa, e evitar o contato entre as duas, mas escolher, nunca.







Não escolheria. Acho injusto ter que escolher entre duas pessoas que eu amo







7- Acredita que amigos podem se tornar bons namorados?




Acredito que a base de um bom namoro e de uma boa amizade sejam as mesmas e que um é capaz de acrescentar ao outro. Não vejo problemas nisso, só soluções.








Pra quem tá namorando o melhor amigo, tem uma pesquisa rodando por aí falando que melhores amigos tem chances pela metade de se divorciarem, hein? hahaha Eu não me envolvo com amigos, tentei uma vez, não deu certo, perdi a amizade e aprendi a lição. Mas não acho que não pode. Se aconteceu de se apaixonarem, por que não? Conheço casais que eram amigos e estão juntos vivendo seus felizes para sempre. O que eu acredito mesmo é que se namorados não são bons amigos, eles com certeza não são bons namorados...






Não sei se aconteceria comigo, pois considero meus amigos como irmãos. Mas acredito que seja possível sim e que o relacionamento dos dois tem as maiores chances de durar muito tempo.












Sim, por que não?















Até acredito, mas acho que eu não namoraria um amigo, porque as chances de perder essa amizades são bem grandes.










Sim, amizade é um dos princípios essenciais da amizade.






8- Você acredita que amizade entre ex-namorados podem dar certo? Ou quando termina um relacionamento termina também a chances de um contato apenas de amigo?



Acho que cada relação é um mundo de significados pras duas pessoas dentro dela e que só elas podem decidir o que vai ser dela (da relação) a partir do fim. Ela acaba mesmo ou apenas se transforma em outra coisa? O sentimento de fato deixou de existir? Acho que são algumas perguntas que o casal deve se fazer no momento do término para que o tempo responda. 



No mundo ideal, isso talvez não causasse problemas. Se você dois estão solteiros, pode tudo, ué, desde que o relacionamento acabou sem traumas e machucados e um não vai ficar jogando nada na cara do outro depois do fim. Mas quando seu namorado (ou namorada) é muito próximo da(do) ex sempre fica aquela pulguinha chata de: mas por que ele não se afasta se o sentimento realmente acabou? Porque sempre fica a sensação de que um grande sentimento pode sim submergir depois de afogado. Eu, particularmente, não vejo ~grandes~ problemas em manter contato, mas não vem ficar de gracinha, piadinha, ex pra cá, ex pra lá, abracinhos e agarramento. Namorado meu só fica de gracinha, abracinhos e agarramento comigo. E tenho dito!


Acredito que de imediato não. Mas depois de um tempo é possível sim. Quando não há mais ressentimento pelo término e a paixão não existe mais, fica o carinho por alguém que fez parte da sua vida, que fez bem, e isso pode fazer com que a amizade seja possível. Mas também depende de como terminou. Eu não conseguiria ser amiga de um cara que me traiu, por exemplo.







Depende que como o fim foi decretado nesse relacionamento. 









Depende de muita coisa, depende da forma como terminaram, depende se um deles ainda sente algo que vá além de amizade, mas pode ser que sejam amigos sim.









Depende do grau de sentimento. E sempre vai rolar o medo do sentimento voltar. Então é relativo.









Pois é, essas foram as perguntas que nos fizemos e que achamos que as pessoas se fazem também. A gente não deve ser as únicas loucas que se pergunta isso de vez em quando né? E aí? O que é que vocês acham sobre a amizade que não foi colocada aqui? Concorda? Discorda? A gente tá doida pra saber o seu ponto de vista também...





2 comentários:

  1. Não sou uma garota de muitos amigos, mas amei o tema *--* Só uma sugestão: podia colocar as fotos só no início na hora de apresentar as opinadoras. nas respostas podia colocar só o nome mesmo para o post ficar mais "limpo"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amizade é aquele troço que o que vale é a qualidade né?
      hahahaha
      sugestão anotada!!!!

      Excluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe