quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Faça 2014 O Melhor Que Ele Possa Ser



Houve um tempo em que eu adorava a virada do ano. Que eu escolhia a minha roupa com o maior cuidado de acordo com as cores, que eu colocava justamente a cor que havia mais me faltado no ano. Houve um tempo que eu me preocupava em passar horas na frente do espelho me preparando pro ano que se aproximava, cuidando do cabelo, passando maquiagem, escolhendo meu melhor brinco, como uma anfitriã ansiosa esperando seu convidado mais especial. Houve um tempo que para mim, tudo mudava no momento mágico das 23:59 e as 00:00 do dia seguinte. Que eu comia lentilha, uva, semente de romã, pulava as sete ondas se estivesse no mar e fechava o olho no momento crucial pedindo tudo de bom –mas tu-do-mes-mo –pro ano que vinha vindo. Paz, amor, saúde, dinheiro, umas notas boas, um livro pronto, e mais mil e uma coisas por aí. Um tempo que eu fazia questão de ver o primeiro raio de sol do ano nascer.

Não é que eu cresci. Nem que a data parou de fazer sentido para mim. Não aconteceu com o Ano Novo a mesma coisa que aconteceu com o Natal –que parecia muito mais legal quando eu enxergava a árvore de  presentes pela parte de baixo –Ainda me dá uma “coisa” quando fazem aquela contagem regressiva. Quando eu vejo todos aqueles fogos de artifício ganhar o céu, anunciando o ano novo. Quando as pessoas se abraçam e se desejam tanta coisa boa, mesmo que parecem desejos duvidosos. Ainda acho lindo gritar Feliz Ano Novo. Mas, sabe, não é mais a mesma coisa. Não é mais a mesma coisa porque eu sei que não há blusas coloridas, simpatias, fé, lentilha, uva, semente de romã, sete ondas e fechar o olho no último instante que vai fazer o ano novo ser melhor do que o que se foi. Depois de tantas tentativas, aprendi: quem faz o ano ser bom é a gente mesmo. Quando decidimos ser melhor do que nós fomos no ano passado.

O ano melhora, quando a gente para de reclamar e vai colocar os velhos projetos largados na gaveta em prática. Os desejos de dois anos atrás ainda estão aí, não é, guardados dentro de você. Não vai adiantar rezar ou pedir ajuda, você precisa dar o primeiro passo, você precisa caminhar para alcança-lo. Não cair do céu. E seria muito fácil se caísse. E tudo que vem fácil, a gente aprende, vai fácil, né? Se quer emagrecer, comece a se exercitar. Se quer tirar notas melhores no novo ano, estude mais. Se quer amor, se ame também. Se quer colorir seu mundo, se colora primeiro. Os desejos são válidos –claro que são, o que seria de nós sem nossos sonhos? –Mas sonhar só é legal quando você vê aquilo concretizado. Quando ele perde o caráter de sonho e vira sua maior realização.

Escolhi poucas metas esse ano e não fiz simpatia nenhuma –ju-ro –Nem no momento dos fogos, eu pensei sobre isso. Simplesmente fiquei ali, debruçada no muro, olhando pro céu, vendo a cor ganhar as estrelas. Fiquei ali e não pensei em nada. Deixei o vento bater e curti aquele minuto final como sempre curti. Deixei a esperança me invadir com a contagem regressiva, como sempre deixei. Renovar a esperança é sempre bem vindo, né? Seja por meio de orações, simpatias, ou simplesmente um fechar dos olhos que te leve de encontro a você. E deixa eu te contar um segredo: você pode fazer isso qualquer dia do ano.

Primeiro de janeiro é uma data importante. Mas o ano só é novo quando você deixa velhos hábitos para alcançar novos resultados. Quando você se renova, é mais importante que quando o calendário se renova. Sabe aquela página em branco nova que todo mundo fala, a primeira do ano? Bobagem. Todas as páginas a sua frente estão brancas. Todas elas estão esperando que você faça alguma coisa para colocar ali –não para colori-las, mas para colorir você –O ano novo pra alguém pode ser no dia quinze de fevereiro, três de março, dezoito de julho, nove de dezembro. O ano novo só é novo quando a gente se renova, por dentro e por fora. A data trinta-e-um-de-dezembro não significa nada, além de um fechar de ciclo que pode não ter sido aberto por você. Você tem o poder de mudar todos os dias. De planejar todos os dias. De sonhar todos os dias. Você tem a chance de alcançar seu sucesso todos os dias. Dia primeiro de janeiro ou não. Na virada do ano ou não. Fazendo simpatias ou não. Tudo na sua vida, em sua maioria, só depende de você. E o que não depende, cá entre nós, não merece sua preocupação, não é?

Portanto, se você quer mesmo que seu 2014 seja espetacular, faça com que ele seja. Levante-se e se mexa. Corta o cabelo, muda o guarda-roupa, junta as tralhas do outro ano e põe pro caminhão do lixo levar. Limpa de dentro as coisas ruins, pra que coisas boas chegam a sua vida. Ofereça as pessoas o melhor que você tem e vai receber o melhor do mundo também. Vai a luta e conquiste seus sonhos. Sem preguiça e sem tanta reclamação. Se quer que o ano seja melhor, em primeiro lugar, você precisa ser e fazer melhor.

Então, o seja.

E faça seu ano ter o brilho que você quiser que ele tenha.


Acredite, isto depende apenas de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe