domingo, 5 de janeiro de 2014

CHAMADA: Seleção de Colaborador


Olá, gente! Como é que vocês estão? O ano mal começou e aqui estou eu com mais novidades! É com o coração partido que venho avisar que a Larissa Vieira, colaboradora do blog desde agosto, pediu para sair da nossa equipe. Mas com o coração alegre que venho dizer que, ora, agora temos uma vaga aberta para você –sim, você – que escreve, que tem um blog, que simplesmente ama o UDC (ou nem tanto), que sempre vem aqui (ou nem sempre), que já nos mandou textos para ser publicado aqui (ou não teve coragem), enfim, se inscrever! E é claro que você não vai ficar de fora, né?

A vaga é para colaborador oficial (vai ter sua fotinha e sua bio ali, na aba EQUIPE), não remunerada (porque é sempre importante deixar claro), para a postagem de um texto de autoria sua (de preferência inédito) por mês aqui no blog. Os interessados devem mandar o seu texto, tanto em corpo de texto como em anexo, para o meu e-mail nanzcampos@gmail.com com o título CHAMADA-SELEÇÂO, junto com uma bio pequena que contenha seu nome, idade, informações que você acha importante (que tenha entre quatro a cinco linhas, de preferência) e o blog, tumblr, ou algum site que você coloque seus pensamentos (caso tenha) –não é importante nem necessário que os inscritos tenham um blog, é apenas um contato a mais para nós. É importante ressaltar que nem eu nem ninguém da Equipe é responsável pelo plágio parcial ou total de quem mandar o texto, sendo isto, caso acontecer, responsabilidade do inscrito na Chamada.

O texto enviado pode fazer parte de qualquer categoria do blog, sendo elas: crônicas, contos, desabafos, cartas, diálogos, saudades, e os temas mais complexos e trabalhosos do diversos), que englobe o comportamento em geral, sentimentos, manias, defeitos, amores ou desamores. Eles devem ser enviados a partir de hoje (05 de janeiro de 2014) até o dia 25 de janeiro de 2014, sendo restrito apenas um texto para cada participante :) O resultado sairá, impreterivelmente, no dia 31 de janeiro de 2014. Cada texto enviado será respondido com a mensagem de que está participando da seleção, e, uma segunda mensagem, caso seja o texto escolhido.

Abaixo seguem algumas dicas para quem quiser participar e as regras para quem irá avaliar:

Dicas da dona do blog:
a- Revise antes de mandar, se está com acentos, vírgulas, pontos nos lugares que você realmente quer coloca-los. Como eu não faço parte do modernismo e tenho como mestre Caio Fernando Abreu, deixo livre para vocês o uso ou não da pontuação correta, desde que (e isso é muito importante) o texto contenha ritmo e não fique cansativo ler sem os devidos pontos. Lembre-se sempre que é importante que a pessoa que esteja lendo entenda o que você disse e, portanto, a sua coerência é importante tanto quanto seu domínio de português para que não haja enganos na comunicação literária.

b-Emoção, toque de realidade ou humor sempre são muito bem vindos. Lembre-se: não quero ninguém que escreva como eu (até porque eu não escrevo mesmo muito bem), quero alguém que consiga mostrar que pode tornar um clichê algo novo, de um ponto de vista que só você pode ver.

c- Nem grandes nem curtos demais. Textos grandes dão preguiça e textos curtos nem sempre dizem tudo o que tem a dizer e não dá para ser avaliado direito por quem lerá. Opte por um tamanho médio, de preferência com fonte Times New Roman, tamanho 12, para melhorar a vida de quem lerá.

d- Seja original na ideia tratada. Todo mundo fala de amor, mas o importante é como você o fala. É a sinceridade doentia de um autor que contamina quem está aqui, do outro lado da tela.


Regras da Seleção:

a- Os textos serão avaliados por uma banca de "jurados" que não saberão de quem é o texto. Colocarei todos eles em ordem aleatória ao que realmente foi enviado para o e-mail e mandarei para os avaliadores, apenas com o número e sem qualquer identificação. É importante que não se saiba quem escreveu para que a seleção seja o mais imparcial possível.

b- Os jurados serão a própria Larissa Vieira, como também Jéssica Zambello, Thalita Souza e Aimée Oliveira, membros da nossa equipe. Em caso de empate, eu serei o voto de minerva, como aconteceu na outra seleção.

c- O método de escolha se dará por meio de notas. Cada jurado dará uma nota para cada texto que pode variar de seis a dez. Depois de todas as notas, serão somados e o que tiver mais pontos será então o texto escolhido.

d- Cada jurado terá até o dia 30 de janeiro para entregar todas as notas de todos os textos participantes.

e- Não sou responsável pelo que levou cada texto ganhar a nota escolhida pelo julgador. Cada membro da banca, julgará o texto pelo seu gosto e eu não terei nada a ver com essa escolha. Por isso, optei por fazer o método de pontos, para que fique o mais justo possível. Caso quem mandou o texto quiser a minha opinião pessoal, depois de encerrada a seleção, estou disposta a avaliar e responder aos e-mails (ainda que eu não seja nenhuma escritora expert em julgar textos :P)


Então, é isso, galera!

Estou esperando a partir de já os textos de vocês.

Tenho certeza de que vou adorar lê-los! E que, como na outra seleção, será muito difícil escolher um só!




2 comentários:

  1. Fernanda, o texto enviado pra participar da seleção precisa ser inédito? Caso a pessoa conquiste a vaga ela precisa escrever textos com o mesmo estilo do texto que ela enviou para ser selecionada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ser inédito e também ela não fica refém do estilo que ela enviou pra só postar isso aqui; se selecionada a pessoa pode escrever sobre qualquer tema de qualquer mameira, sem rstrições

      Excluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe